24.5.06

Advogado acusa promotores

Advogado acusa promotores de falta de ética e de ocultar provas da defesa

O criminalista José Luiz de Oliveira Lima, que defende o ex-ministro José Dirceu, reagiu com veemência à divulgação do depoimento de Altivo Ovando Júnior. Segundo Oliveira Lima, os promotores "não agiram com lealdade processual, não agiram com ética". O advogado sustenta que os promotores não revelaram a existência e o teor da nova prova contra seu cliente, agora enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Esconderam provas da defesa", afirmou. "Isso é ilegal, isso lembra os procedimentos feitos na época da ditadura."

Oliveira Lima afirmou que pretende entrar com uma representação na Corregedoria do Ministério Público contra o promotor Amaro Thomé Filho, que teria entregue, por duas vezes, a um de seus assistentes, cópias do procedimento administrativo criminal 01/06 - instaurado para investigar Dirceu logo que a Câmara cassou seu mandato. Segundo o criminalista, as peças entregues pela promotoria não continham cópia do depoimento de Ovando Júnior.

"Os promotores informaram que o que havia nos autos era aquilo", disse Oliveira Lima. Para ele, a atitude dos promotores de Santo André demonstra "o desespero da acusação, que desprovida de provas, circunstâncias e indícios concretos usa dessa estratégia para defender seu ponto de vista".

"Essa prova mágica do Ministério Público na verdade não é prova nenhuma porque é mais um depoimento isolado e não tem nenhuma relação com o fato de Santo André", avalia o advogado.

A promotora Adriana Ribeiro Soares de Morais reconheceu o direito de o criminalista entrar com a representação, mas rebateu as acusações. "Não estamos escondendo nada. O depoimento era de outro procedimento investigatório e só juntamos aos autos do José Dirceu porque o ministro Eros Grau pediu todas as provas para justificar essa investigação."