23.5.06

Lula cínico

LULA CÍNICO: PORQUE A LEI PROÍBE GASTAR A 90 DIAS DA ELEIÇÃO?
Ao mesmo que tempo que liberava recursos eleitorais, reclamava dos limites

Aproveitando a solenidade em que liberava recursos para estados e municípios para obras que vão azeitar o financiamento das campanhas eleitorais – porque não liberou antes? – o presidente Lula surpreendeu os jornalistas com um lamento ingênuo: reclamou que a lei lhe proíbe de continuar fazendo convênios durante a campanha eleitoral, depois de 30 de junho.

Sob um ar de riso geral – Lula assumia o máximo de cinismo, já que toda a platéia conhecia os abusos que vem cometendo ao liberar verbas para cooptar prefeitos e ganhar votos – o Presidente acrescentou: "Eu penso que era preciso que nós cuidássemos para evitar que houvesse este transtorno porque no fundo, a prejudicada é a sociedade brasileira. O fato de fazer convênio com o prefeito, com o governador não significa absolutamente que você está fazendo um favor".

Lula ainda avançou dizendo que a proibição era um atraso na mentalidade política do país. Imagine, o legislador pensou que distribuição de dinheiro federal perto das eleições “parece cooptação eleitoral”!

É verdade, um absurdo. Tanto que a oposição está reclamando na Justiça dos abusos de Lula pelo uso eleitoral de verbas federais.