19.5.06

Atos de cretinice

Lula diz ver "cretinices" em atos de fazendeiros
Presidente afirma, durante encontro com representantes da Contag, que fazendeiros consideram que ele é a favor da crise no agronegócio


No momento em que produtores rurais promovem uma série de protestos em todo o país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que, entre os representantes de fazendeiros, há "cretinices" e ações "oportunistas". Além disso, colocou em xeque a renegociação das dívidas dos produtores: "Nem sei se vamos renegociar dívida com todo mundo. Isso é o que a imprensa está dizendo por aí".
As declarações do presidente foram dadas ontem à noite a integrantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), durante reunião no Palácio do Planalto. Na conversa, Lula disse estar preocupado com a próxima semana, quando um grupo interministerial coordenado pelo ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) deve anunciar medidas estruturais para o setor do agronegócio.
"Essa é a primeira vez que fechamos um acordo com vocês [agricultores] antes dos grandes fazendeiros. O pessoal da agricultura empresarial e do agronegócio vai querer os mesmos benefícios que vamos dar a vocês, vai virar uma chantagem", disse Lula, segundo relatos obtidos pela Folha dos presentes ao evento.
Na conversa, ao falar das negociações com os produtores, Lula citou Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. "Entre os fazendeiros, tem todo tipo de gente. Um deles é o [Carlos] Sperotto, que cola adesivo no carro dizendo que o Lula é a desgraça da agricultura. Ele [Sperotto] faz um monte de promessas impossíveis de serem cumpridas", disse, segundo a Folha ouviu de participantes da reunião.
A seguir, Lula citou um outro tipo de fazendeiro, aquele que, segundo ele, vê um presidente da República a favor da crise no agronegócio para oferecer essas terras à reforma agrária. "Como se eu torcesse para que os fazendeiros saíssem das terras para usar as terras para os sem-terra."
"Eu estou convencido de que essas são as típicas cretinices que ocorrem em tempos de disputa eleitoral. São coisas oportunistas, com certeza, principalmente porque sabemos que tivemos várias crises no campo nos últimos anos", declarou o presidente.
Ontem, Lula anunciou a ampliação de R$ 9 bilhões para R$ 10 bilhões dos recursos para custeio e investimento do próximo Plano Safra (julho de 2006 a junho de 2007) da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária.
Lula não perdeu a oportunidade de fazer brincadeiras. Disse que a Contag está com ele nos "bons" e "maus" momentos. E afirmou que espera ser convidado para eventos da entidade nos próximos meses. "Estou com saudades de um ato, de um atozinho."
Folha

Nenhum comentário: