27.5.06

Carta à nação

CARTA À NAÇÃO

Em 1973, em plena efervescência da ditadura militar e tendo um “linha dura” – o general Emílio Garrastazu Médici na presidência da República, o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, único partido da oposição, indica o deputado federal Ulisses Guimarães e o jornalista e presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho a também disputar, como candidatos a presidente e vice, as eleições indiretas do Colégio Eleitoral.

Àquela época, a eleição era um jogo de cartas marcadas, pois o Colégio Eleitoral era composto pelos senadores e deputados das duas Casas Legislativas e tinha ampla e folgada maioria do partido da situação – a ARENA – Aliança Renovadora Nacional.

Assim, a candidatura daqueles dois personagens singulares da história pátria – Ulisses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho – patriotas de velha e robusta cepa, era meramente figurativa.

Na expressão do guerreiro Ulisses (que algum tempo depois seria chamado de “Senhor Diretas Já” por encarnar esse movimento democrático), tratava-se apenas de uma Anti-Candidatura, para mostrar ao povo brasileiro, as falsidades do regime ditatorial.

Claro está que, apesar dos dois candidatos percorrerem vários estados em campanha, quem venceu as eleições indiretas no Colégio Eleitoral foram os generais Ernesto Geisel e Adalberto Pereira dos Santos, respectivamente para presidente e vice.

Mas o exemplo saudável de mostrar ao povo brasileiro o rosto verdadeiro da pseudo democracia, e levá-lo a lutar pela restauração da eleição dos governantes, através do voto universal para presidente da República, estava plantado e frutificou em alguns anos, na explosão nacional de cidadania: o movimento das DIRETAS JÁ!

Nestes escuros tempos que atravessamos, quando os mais lídimos valores morais são aviltados e corroídos pela Infâmia e pela Corrupção, fomos buscar nos exemplos de nossos antigos líderes, a bússola que irá nortear nossa caminhada.

Assim, de tanto ver grassar a mentira e o cinismo, não apenas neste governo abjeto, mas também nos partidos – ditos – de oposição; de tanto ver imperar a desfaçatez e a desonra; de tanto ver prosperar a infâmia e a covardia, - decido – após demoradas consultas a amigos fiéis e acompanhando manifestações espontâneas e sinceras, nas ruas e através da internet, lançar minha anti-candidatura à
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA,
para concorrer ao pleito de 2006.

Brasília /2006 ___________________________
Yves Hublet