8.5.06

Crise na soja

Produtores de Maracaju recorrem à Justiça para garantir preço mínimo de grãos

Produtores rurais de Maracaju, município a 153 quilômetros de Campo Grande, ingressaram ontem com ação civil coletiva contra a União para garantir o preço mínimo legal para as safras de trigo, milho e soja.

A ação foi ajuizada na Justiça Federal pela Associação Maracajuense de Agricultores, que representa cerca de dois mil produtores de Mato Grosso do Sul. Os produtores pretendem com a ação garantir o ressarcimento do preço mínimo para as safras de 2003, 2004 e 2005.

O presidente da Associação, Germano Francisco Bellan, afirmou que o desequilíbrio nas contas dos agricultores está diretamente ligado ao descaso do governo federal em pagar o preço mínimo estipulado pelo Estatuto da Terra.

De acordo com ele, o valor é formatado a partir do custo real da produção, a despesa de transporte para o mercado mais próximo, os gatos de expurgo, armazenamento, conservação e embalagem, além de margem de lucro para o produtor. “Hoje o preço da saca da soja é avaliado em R$ 40, porém o governo estipulou o valor de R$ 14”, revelou.

O assessor jurídico da Associação, Cícero João de Oliveira, disse que há 20 anos a União não vem cumprindo o preço mínimo.