24.5.06

PT apela ao TSE

PT fará apelo ao TSE para limitar gastos nas campanhas de outubro

Prevendo dificuldades para arrecadar dinheiro para as campanhas do partido depois do escândalo do "mensalão", dirigentes do PT farão nesta terça-feira um apelo para o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio Mello, fixar um limite de gastos para os candidatos nas eleições de outubro. A proposta atingiria os candidatos à Presidência da República, aos governos dos Estados, à Câmara e ao Senado.

O assunto será levado ao presidente do TSE pelo presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), e o líder do partido na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), num encontro hoje às 18h.

O limite de gastos para as campanhas chegou a ser discutido pelo Congresso, mas não foi incluído na minirreforma eleitoral aprovada em 19 de abril. A proposta era considerada moralizadora, mas não recebeu o apoio de grandes partidos e ficou fora da discussão.

O TSE tem poderes para regulamentar a medida. O tribunal se reúne hoje à noite para discutir as regras que irão valer para as eleições deste ano, dentre as quais o teto de gastos. "A principal fonte de corrupção na estrutura político eleitoral brasileira é o fato de o abuso do poder econômico ser totalmente legal", justificou o deputado Henrique Fontana.

Valores

Segundo o líder do PT, caberá ao TSE definir o valor que poderá ser gasto em cada campanha. Uma proposta é estabelecer os tetos com base na população de cada Estado e nos gastos das últimas campanhas eleitorais.

Fontana citou que as estimativas são que em São Paulo, por exemplo, uma campanha para deputado federal custará neste ano cerca de R$ 4 milhões. O valor é considerado exagerado.

"Nós pedimos desculpas por temos praticado o caixa dois e entendemos como um avanço qualquer regra que impeça a prática", afirmou o líder petista.
Folha

Nenhum comentário: