4.5.06

Escola comunista

Escola Estadual de Formação do Partido Comunista do Brasil / Seção Rio de Janeiro atinge cerca de 400 militantes

A Escola Estadual de Formação do PCdoB/RJ concluiu sua primeira fase de estruturação e o corpo de alunos e de professores. Ao todo, cerca de 400 militantes e dirigentes comunistas participaram dos cursos do Partido. Agora, foram definidas as novas atividades que serão realizadas após as conferências partidárias.

Nesta primeira fase, a Escola Estadual buscou, em semelhança com a Nacional, estruturar um corpo de professores e um corpo de alunos, através da realização de cursos estaduais, municipais e da participação do núcleo estadual de professores nas atividades da Escola Nacional.

Participaram dos cursos dirigentes estaduais e 13 Comitês Municipais do Partido considerados prioritários, que contribuirá para um melhor debate político e ideológico no 11º Congresso do PCdoB.

Neste período, a Escola Estadual realizou quatro cursos sobre “A Transição no Brasil Atual”, sendo o primeiro em maio de 2004, voltado para a formação de professores da Escola Estadual e membros do Comitê Estadual; outro em dezembro de 2004 para dirigentes municipais; o terceiro em fevereiro de 2005, especifico para os metalúrgicos; e o último em maio, para dirigentes dos municipais prioritários e de distritais da capital. Os cursos atingiram cerca de 180 dirigentes. Houve ainda um curso para juventude em fevereiro de 2005, organizado pela UJS com a participação da Escola.

CBV

Também foram realizados CBVs para os dirigentes municipais e quadros de base em 2003, 2004 e 11 CBVs de 16 horas em 2005, realizados em 9 dos 13 municipais prioritários, sendo três na Capital. Dois CBVs ainda estão em andamento.

Os CBVs de 16 horas são parte integrante do Nível I da Escola do Partido e reuniu 210 alunos, entre dirigentes e principais quadros de base.

Outro ponto importante da estruturação da Escola é o cadastramento de todos os alunos através de fichas de inscrição nos cursos. Isso facilitará no gerenciamento de dados de cada participante.

Novos professores

Neste processo de formação, 18 professores da Escola Estadual ministraram aulas em cursos e/ou CBVs, sendo que 11 dos 13 professores pertencem aos quadros da Escola Nacional. A Comissão de Formação do PCdoB/RJ avalia que tem, hoje, cerca de 30 professores da Escola Estadual aptos a ministrar cursos, seguindo a orientação de que a “a estruturação da Escola deve se basear nos quadros dirigentes do Partido, contribuindo para a sua formação, e dela se nutrindo, em um processo contínuo de estruturação partidária”.

Demandas

A Escola Estadual pretende, agora, dar seqüência na formação do corpo de alunos e professores atuais, dar estrutura material e funcional a escola, institucionalizar sua direção e corpo de professores e divulgar a Escola dentro do ambiente partidário.

Ainda nesta nova fase, a Escola Estadual do PCdoB/RJ vai estruturar núcleos de estudo e pesquisa através da formação continuada do seu corpo de professores. Estes núcleos iniciarão seu funcionamento a partir da reunião de sua coordenação que definirá a metodologia de trabalho e prazos. Os coordenadores serão membros da Direção da Escola e professores do estado que compõem o quadro da Escola Nacional. Os demais participantes serão convidados entre os alunos dos cursos estaduais.

Também haverá cursos para os alunos já inscritos na Escola Estadual com atividades do Nível I já definidas pela Escola Nacional: Exposições sobre “A História do Partido”, “A História do Brasil”, “O Programa Socialista” e “As tarefas do Militante”; e o estudo dirigido acerca do “Manifesto do Partido Comunista”.

As atividades descritas acima serão programadas em municípios que já fizeram o CBV de 16 horas. Nos demais deverão ser marcados CBVs. A partir de novembro a Escola Nacional definirá o curso 2, de 40 horas, que completará o Nível I para ser implementado nos estados.

Também estão entre as metas da Escola criar sua página na internet, inserido na estrutura nacional e nas páginas do PCdoB/RJ e PCdoB/Rio e iniciar a estruturação da Biblioteca da Escola.

Veja abaixo as coordenações da Escola Estadual:

Filosofia: Severino Marcos e Ana Rocha.
Estado e Classes: Marcos Oliveira, Jorge Barreto, Juana Nunes, Waldemar de Sauza.
Economia Política: Carlos Lima, Marcos Costa, Paulo Bretas, Uirtz Sérvulo.
Socialismo e Partido: Pedro Cross, Djalma Conceição, Carlos Rodrigues, Dilcéia Quintela.

Nenhum comentário: