31.5.06

Novos amigos para Chávez

Idolatrado pela esquerda latino-americana, favoritíssimo para vencer a disputa presidencial da Venezuela em dezembro e permanecer no poder até 2012, Hugo Chávez, chefe de Estado desde 1999, também amplia sua coleção de desafetos. Depois de se desentender com toda a Comunidade Andina de Nações (CAN), menos a Bolívia, e decretar a morte do bloco, ele busca acelerar sua inclusão definitiva no Mercosul. Mas consolidar novas amizades não será fácil.
Chávez é acusado de enterrar de vez a candidatura do populista Ollanta Humala no segundo turno da disputa presidencial peruana, no próximo domingo. Atacou tanto o adversário de Humala, o ex-presidente Alan García, que os eleitores se cansaram das ingerências. Nas últimas três semanas, a troca de xingamentos entre o líder venezuelano e García despejou o candidato nacionalista do noticiário. Caso seja mesmo vencedor, o social-democrata peruano formaria com o colombiano Álvaro Uribe, reeleito há três dias, um eixo pró-Estados Unidos na CAN.
O atual presidente equatoriano, Alfredo Palacio, também está jogando duro com Chávez. Pouco antes da visita do venezuelano a Quito, ontem, rejeitou o convite para que a Petroecuador faça parte da empresa sul-americana de petróleo, a Petrosur — liderada pela Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Palacio aceitou apenas acordos bilaterais no setor de energia.
Na Bolívia, parlamentares de oposição ao presidente Evo Morales aumentam o tom das críticas à presença de militares venezuelanos em território nacional. Alegando que só o Congresso pode autorizar a entrada de soldados estrangeiros no país, convocaram os ministros de Governo e da Defesa a dar explicações no Senado.
De saída da CAN, Chávez busca agora reformular o Mercosul. Começou pisando no calo de brasileiros e argentinos ao impulsionar a nacionalização dos hidrocarbonetos bolivianos. Ao mesmo tempo, apóia Uruguai e Paraguai em suas reclamações de que o bloco do Cone Sul é injusto com os dois países. Nesse ritmo, ou o dirigente venezuelano se isola, ou a desintegração sul-americana será uma questão de tempo, pouco tempo.
Correio Brasiliense

3 comentários:

Anônimo disse...

What a great site »

Anônimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! http://www.onlinecasinos7.info/Saunas-essex.html Tawnee stone free hardcore video

Anônimo disse...

This is very interesting site... Meridia a href &aposhttp