12.5.06

A Europa fala

Presidente da Comissão Européia: 'Somos uma Europa contra tendências populistas'

Os presidentes esquerdistas da Venezuela e Bolívia confrontaram líderes europeus e latinos nesta sexta-feira, dizendo que uma nova era amanheceu no continente.

Hugo Chávez condenou as políticas liberais que muitos estados americanos adotaramnos últimos 20 anos.

- O neoliberalismo começou seu declínio e chegou ao fim - disse Chávez a repórteres, depois de posar para a foto com cerca de 60 outros chefes de estado da União Européia, da América Latina e do Caribe em Viena. - Agora uma nova era começou na América Latina. Alguns chamam de populismo, tentando desfigurar nossa beleza. Mas é a voz do povo que está sendo ouvida.

O presidente do México, Vicente Fox, tinha dito anteriormente que a região falhou na tentativa de superar seus problemas históricos, incluindo o populismo a a inconsistência de políticas.

O primeiro-ministro Tony Blair pediu aos dois países que não ajam de modo irresponsável.

- O que os países fazem com suas políticas de energia, quando são produtores como Bolívia e Venezuela, nos importa enormemente - disse ele a repórteres. - Meu único apelo é o de que as pessoas exerçam o poder que têm a este respeito de modo responsável para toda a comunidade internacional.

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, não quis comentar sobre nações específicas, mas ele disse a repórteres que o populismo é uma ameaça.

- Somos uma Europa contra tendências populistas.

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, disse que investidores precisam de garantias de estabilidade de longo prazo.

- Sem garantia, você pode interromper todas as atividades econômicas - ele disse a repórteres.

O encontro foi planejado como uma chance de levar os laços entre a União Européia e diversas regiões da América Latina a um novo nível.

Mas com vários governos latino-americanos enrolados em disputas, somente um acordo para o lançamento de conversações sobre comércio, investimento e ajudas é esperado.

Morales vai se encontrar nesta sexta-feira com o primeiro-ministro espanhol José Luis Rodriguez Zapatero e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Reuters

2 comentários:

Anônimo disse...

Best regards from NY! »

Anônimo disse...

Very nice site! » » »