20.5.06

Gás só para ajuda

Lula diz que comprará gás para ajudar Bolívia

Apesar do incidente diplomático envolvendo os governos de Brasil e Bolívia com a nacionalização do gás produzido em território boliviano pela Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que vai continuar comprando o combustível do país vizinho. Mas lembrou que o Brasil está lutando para alcançar a auto-suficiência na produção de gás até 2008:

Vamos ser praticamente independentes, não vamos mais depender da importação do gás. Mas obviamente queremos continuar importando da Bolívia, para ajudar aquele que é um povo muito pobre.

Após inspecionar as obras da Ponte de Todos, em Natal, Lula cancelou a viagem a Guamaré, a 180 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, onde inauguraria uma unidade experimental da Petrobras para produção de biodiesel, devido ao mau tempo, pois o percurso seria feito de helicóptero. O presidente voltou a dizer que as medidas que estão sendo tomadas servirão para evitar problemas de abastecimento de energia.

>— Um país com as dimensões do Brasil não pode ficar dependente de nada de qualquer outro país do mundo.

Em seguida, lembrou que na quinta-feira o governo decidiu começar a execução de usinas termelétricas que usem o álcool como combustível:

— Isso é uma revolução no Brasil, porque todo mundo sabe o tanto de emprego que a cana-de-açúcar representa.

Auto-suficiência em biodiesel mais rápida que em petróleo

Em seguida, Lula se referiu a uma segunda revolução:

— A Petrobras anunciou que vai refinar óleo bruto de qualquer oleaginosa (mamona, girassol, soja, dendê) e moer diretamente com o petróleo, para extração de subprodutos. Isso significa uma revolução no mundo. Eu digo que no século XXI o Brasil será uma potência energética, sem precisar de energia nuclear, mas usando energia limpa, geradora de emprego. Vamos poder cuidar com muito carinho de nossos irmãos, os mais pobres sobretudo de Norte e Nordeste.

Para Lula, o programa energético será um sucesso:

— Fiquem certos de que a História do país mudará nos próximos anos. Se precisamos de 50 anos para transformar a Petrobras em empresa que apresentou ao país a auto-suficiência de petróleo, não precisaremos de mais 50 para conseguir na produção de biodiesel.

Segundo Lula, os países desenvolvidos terão que seguir os passos do Brasil em energia:

— Eles agora é que vão perguntar à gente como fazer essas coisas bem feitas. Além de cumprir o Protocolo de Kioto, vão ter que introduzir o biodiesel no óleo e o álcool na gasolina. Quem produz isso é o Brasil e ninguém vai poder competir conosco.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, inaugurou ontem as usinas experimentais de biodiesel em Grumaré. As duas unidades industriais custaram R$ 19 milhões em pesquisa e desenvolvimento.
O Globo

Nenhum comentário: