2.5.06

Financial Times e El País

Presidente da Bolívia está cada vez mais autoritário, diz 'FT'

O jornal britânico Financial Times afirma em sua edição desta terça-feira que a nacionalização das reservas de gás na Bolívia anunciadas pelo presidente do país, Evo Morales, são uma mostra de que o líder boliviano está "cada vez mais autoritário".
De acordo com o diário, há também temores de que Morales esteja se tornando mais centralizador devido à sua intenção de mudar a Constituição do país e sua proximidade com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O jornal destaca que Morales vem recebendo críticas do Judiciário do país, que o acusa de "promover uma campanha de descrédito da instituição", e da Igreja católica, que tem atacado o uso que o governo boliviano estaria fazendo "de força bruta e de pressão".

O Financial Times afirma que Morales tem promovido uma política de "atirar primeiro, perguntar depois", citando o fato de que o presidente expulsou do país a siderúrgica brasileira EBX, "por supostamente ferir regras ambientais, sem dar à companhia a chance de se defender".
O espanhol El País traz um editorial que também contém críticas ao líder boliviano. Segundo o jornal, Hugo Chávez e o presidente cubano, Fidel Castro, "não são as melhores companhias para Morales".

O diário acrescenta que as medidas anunciadas pelo líder da Bolívia "não estão adaptadas nem ao mundo de hoje nem às necessidades de um país com economia tão desesperadamente precária como a Bolívia".