Planalto descarta racionamento de gás; Lula vai conversar com Morales
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descarta que haja racionamento de gás no Brasil devido à decisão da Bolívia de decretar a nacionalização das reservas de petróleo e gás do país vizinho.
Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, Lula vai conversar com o presidente boliviano, Evo Morales, e com outros chefes de Estado da América do Sul antes de definir qual será a estratégia do governo brasileiro em relação à decisão da Bolívia.
A conversa por telefone com Morales pode acontecer ainda hoje, segundo o porta-voz.
Ele também afirmou que o decreto que nacionaliza o gás não prevê a interrupção do fornecimento de gás e que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, informou que a empresa tem condições de manter o fornecimento.
Singer também disse que a reunião no Palácio do Planalto, iniciada na manhã de hoje, será retomada durante a tarde.
Lula conversou com os ministros Silas Rondeau (Minas e Energia), Samuel Pinheiro Guimarães (ministro em exercício das Relações Exteriores) e Dilma Rousseff (Casa Civil), além do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para avaliar as conseqüências do decreto boliviano que nacionalizou as reservas de petróleo e gás natural do país vizinho.
Também estavam presentes Marco Aurélio Garcia (assessor especial da Presidência) e os ministros Waldir Pires (Defesa), Tarso Genro (Relações Institucionais), Luiz Dulci (secretário-geral da Presidência), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Guido Mantega (Fazenda).
Em declarações à imprensa, Singer tentou tranqüilizar empresários sobre a possibilidade de falta de gás no mercado brasileiro devido à decisão boliviana.
O porta-voz disse que o presidente da Petrobras informou a Lula que não há risco de desabastecimento de gás e que a Petrobras tem condições de manter o fornecimento "normalmente". Por esse motivo, afirmou, consumidores e as empresas "não têm com que se preocupar".
Folha
3 comentários:
Very nice site!
» » »
What a great site
»
best regards, nice info » » »
Postar um comentário