20.4.06

TV DIGITAL

TV DIGITAL: UMA TRAPALHADA ESCANDALOSA
Depois de assinado acordo com o Japão, Ministro diz que nada foi resolvido


O que seria a escolha da tecnologia que melhor servisse ao país – além de levar em conta questões de economia popular, pois atingirá o consumidor – tornou-se uma das histórias mais escabrosas do Governo Lula. A definição do padrão brasileiro de TV Digital envolve chantagem, falso mistério e, principalmente, uma capa de suspense profundamente ridícula.

Apesar de que o acordo com o Japão – assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países – na presença dos ministros da Indústria e Comércio e das Comunicações, que foram a Tóquio com esse objetivo, o Ministro Hélio Costa anunciou que a decisão ainda depende de uma reunião dos três ministros com o Presidente Lula.

Como há grandes interesses em jogo, em princípio legítimos e transparentes, o Governo decidiu trilhar o caminho tortuoso do mistério, “criando dificuldades para vender facilidades” e alimentando os rumores sobre pressões e combinações escusas.

O Governo poderia escolher entre três tecnologias disponíveis: japonesa, americana e européia. Há pelo menos dois meses a escolha foi feita, mas o anúncio esta sendo inexplicavelmente adiado. Uma trapalhada com todas as características de um escândalo petista.