5.4.06

Sobre a candidatura Itamar Franco

Os que descartam -como factóide- a candidatura do ex-presidente Itamar Franco, podem estar se enganando. As pesquisas sobre reeleição -já se disse aqui várias vezes- mostram que se o candidato de oposição for algo diferente, perde a eleição, pelo fator segurança/conhecimento, que a convivência -com o presidente- provoca.

O candidato de oposição deve vestir um personagem antípodo ao do presidente em exercício. É o caso de Itamar Franco cujo personagem político combina o perfil ético e a austeridade. O governo Lula patina em uma lagoa de dejetos morais, e ele mesmo é um personagem histriônico com seus discursos, metáforas e gestos. Seu recurso básico é acentuar-se como político de proximidade -simpático, amigo, igual. Itamar faz o gênero oposto.

Uma pesquisa eleitoral para valer -projetando cenários e cruzando valores- poderia dizer o quanto é ou não competitivo. E ajudaria aos demais a saber como devem ajustar seu personagem. Seguelá -assessor de imagem de Mitterand- dizia que "a cena teatral e a política apenas se parecem; mas há uma enorme diferença: quando o ator muda de personagem, continua provocando emoções,......mas o político não".

Portanto o que se pode fazer em uma campanha são ajustes de imagem, nunca mudança. A imagem e o personagem de Itamar estão aí, postos e conhecidos. Quem descartá-lo pode errar e muito. Estamos em pré-campanha que Paul Lazarsfeld com sua equipe dos anos 30 da Universidade de Columbia -afirmava numa metáfora fotográfica da época- que é a fase de fixar a imagem no celuloide. Se não for feito agora não haverá o que revelar na câmara escura da campanha eleitoral. Itamar já tem. Lula já tem. Os demais -espera-se- estão construindo. Há pouco tempo !
Cesar Maia

O PERSONAGEM DESENVOLVIDO POR ITAMAR, FAZ O ANTI-LULA, PELA QUESTÃO ÉTICA E POR NÃO SER UM POLITICO DE PROXIMIDADE !
Zero Hora
A candidatura de Itamar está sendo articulada por Quércia, responsável pela negociação com o ex-presidente. Ontem, o ex-governador de São Paulo passou o dia ao telefone em busca de apoio de governadores e líderes do PMDB.Hoje, a executiva nacional da sigla se reúne em Brasília para tratar da possível candidatura de Itamar, entre outros temas. - Todos os governadores, inclusive Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul, apóiam Itamar - garantiu Quércia. Antes de aceitar ser candidato à Presidência, o ex-presidente Itamar Franco era cotado para concorrer a uma vaga no Senado pelo PMDB de Minas Gerais. Para que a candidatura presidencial decole, o ex-presidente precisaria, no mínimo, de um forte apoio do PMDB do seu Estado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
»

Anônimo disse...

Enjoyed a lot! bentley car parts propecia 03e1b6c0 Propecia licensed on thrifty car rental Second mortgage refinancing sacramento rancho cordova

Anônimo disse...

Excellent, love it! » »