29.4.06

Tapas, socos e chutes!

Sindicalistas da CUT expulsam tucanos que organizavam protesto contra Lula

Militantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) expulsaram ontem, com tapas, socos e chutes, cerca de 20 manifestantes ligados ao PSDB que tentaram fazer um protesto contrário ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles estavam a cerca de 300 metros de distância do local do evento.
O confronto aconteceu por volta das 9h30, duas horas antes de Lula chegar de helicóptero.
O grupo do PSDB, que chegou no local por volta das 8h, colocou cartazes em postes de iluminação e distribuiu folhetos contrários ao PT. O objetivo era lembrar que, em 2003, o local do novo depósito das Casas Bahia serviu de palco de uma invasão comandada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e defendida por membros do PT.
Em julho daquele ano, um repórter-fotográfico da revista "Época" foi morto a queima-roupa durante um tumulto entre os sem-teto. À época governador, Geraldo Alckmin determinou à polícia o cumprimento de uma ordem judicial de despejo.
O Diretório Municipal do PSDB de São Bernardo do Campo encomendou 20 cartazes com a imagem de petistas em meio à invasão, como o senador Eduardo Suplicy e o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Quando os militantes favoráveis a Lula chegaram de ônibus e viram os cartazes, pediram para o motorista parar. Desceram, arrancaram os cartazes, rasgaram os panfletos e expulsaram os manifestantes. A Polícia Militar foi chamada para fazer a escolta de alguns tucanos.
"Se dependesse dos petistas, a nova área das Casas Bahia nem existiria. Tudo seria uma imensa favela. É muita cara-de-pau agora eles irem para lá para inaugurar a empresa", afirmou o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), um dos organizadores da manifestação.
Segundo o deputado, dois manifestantes tucanos foram feridos de forma leve.
Folha