29.4.06

Cheiro de Vitória!

PT vende perfume "Cheiro de Vitória" para reforçar caixa
O PT apresentou ontem, no seu Encontro Nacional, a mais nova idéia para reforçar o seu desfalcado caixa: o perfume "Cheiro de Vitória". Vendido em um kit com 24 frascos -12 masculinos e 12 femininos-, a fragrância petista era oferecida num stand por rapazes e moças sorridentes, junto com os tradicionais livros, revistas e chaveiros. "Sinta! Cheiro de Vitória. Experimente! Cheiro de Vitória", diziam os cartazes.
A simpatia dos vendedores cessou quando o repórter, após receber gotas dos perfumes no pulso, identificou-se como jornalista. Nem o preço foi revelado. "Isso precisa ser tratado com nossa assessoria de imprensa", disse um vendedor.
A segurança extrema foi a marca de todo o evento, com a imprensa isolada e proibida de circular pela quadra. Até ir ao banheiro despertava suspeitas.
Na entrada, três detectores de metais congestionavam a fila, provocando um início de tumulto quando delegados mais exaltados tentaram agilizar a entrada. Do lado de fora, petistas graúdos reuniam-se em rodinhas, algumas vezes xingados por motoristas e pedestres. Pesquisadores da Fundação Perseu Abramo circulavam com um questionário perguntando a opinião de delegados sobre como o PT fará para superar a crise: "Na sua opinião, a crise foi muito grave, pouco grave ou nada grave?"
Lula não ficou muito tempo no palco acompanhando os discursos: saiu por dez minutos e depois voltou com um chaveirinho do Corinthians. Quando o presidente do PC do B, Renato Rabelo, defendia a reeleição de Lula apesar do difícil momento político, um militante empolgado interrompeu a fala aos gritos de "rapadura é doce, mas não é mole!". Foi um dos mais aplaudidos.
Folha