29.4.06

Pânico no MT

Entrevista de ex-bicheiro pode trazer revelações no MT

Duas lideranças do PSDB no Mato Grosso, o senador Antero Paes e Barros e o ex-governador Dante de Oliveira, teriam procurado a rede Globo para se informar do conteúdo da entrevista do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro deu à TV Centro América, filiada à emissora. As informações são do jornal “Olhar Direto” e foram confirmadas pelo jornalista Ricardo Noblat.

A entrevista, que de acordo com o “Olhar Direto” traria revelações sobre financiamento de campanha de alguns políticos do Estado, foi confirmada pela Rede Globo, no entanto eles informaram que a exibição neste domingo ainda não é certa.

Em entrevisa a Noblat, publicada em seu blog, Paes de Barros confirmou que ligou ao jornalista Geneton Moraes Neto, editor do Fantástico e, sabendo da existência da entrevista, pediu para ser ouvido na mesma ocasião, caso seu nome fosse citado. Ouvi de Geneton que a entrevista esta sendo avaliada e se o senador fosse citado, seria ouvido pela reportagem do Fantástico.

O jornalista também confirmou com Paes de Barros e com Dante de Oliveira que o PSDB não entrou com uma ação para impedir que a entrevista do ex-bicheiro seja exibida pela Rede Globo.

O comendador, como é conhecido Arcanjo, está detido em Cuiabá, numa ala federal do Presídio Pascoal Ramos, considerado de segurança máxima. Arcanjo estava preso em Montevidéu desde 11 de abril de 2003 por falsificação de documentos. Já foi condenado a 49 anos de prisão em Mato Grosso e ainda responde a processos por crime organizado, formação de quadrilha, homicídios, lavagem de dinheiro, contrabando e evasão de divisas.

Ex-policial civil e segurança, com o dinheiro das atividades criminosas, segundo denúncia do Ministério Público, o Comendador (título conferido pela Câmara de Vereadores de Cuiabá) até então amigo de políticos, juízes, desembargadores e religiosos no Estado, foi um homem influente em Mato Grosso por mais de uma década.

Controlador do jogo do bicho e jogos de contravenção, ele que emprestava dinheiro, por meio de factorings viu seu império ruir após o assassinato do jornalista Sávio Brandão, dono do jornal "Folha do Estado", morto em 30 setembro de 2002.

Em dezembro do mesmo ano, a Polícia Federal deflagrou a Operação Arca de Noé, acolhendo determinação da Justiça Federal, para desarticular atuação do bicheiro em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Os inquéritos ainda não foram concluídos.

Levantamento dos bens do bicheiro feito pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva mostra que o patrimônio estimado é de R$ 2,4 bilhões. Os bens cadastrados - fazendas, aviões, apartamentos, salas comerciais, hotéis, casas e edifícios comerciais - estão indisponíveis. O bicheiro já foi indiciado em nove homicídios ocorridos em Mato Grosso.