12.4.06

MALHEIROS CONFESSA!

MALHEIROS CONFESSA: ASSUNTO FOI VIOLAÇÃO DE SIGILO
Inaceitável explicação do advogado: falaram do crime “em abstrato”


Personagem chave da cena em que um grupo – Palocci, Thomaz Bastos, Jorge Mattoso e dois altos funcionários do Ministério da Justiça – se reuniu para organizar a defesa de Palocci pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo, o advogado Arnaldo Malheiros criou um álibi para evitar a acusação de “formação de quadrilha”, que é a reunião de três ou mais pessoas para praticar um delito. Alega que o sigilo foi tratado em abstrato. Ou seja, na hipótese do crime haver ocorrido...

Malheiros – que a princípio não quis revelar o que conversou com seu cliente, diz agora que houve uma discussão genérica.

Na mesma linha, o Ministro da Justiça diz que apenas apresentou Malheiros a Palocci.

A cronologia, porém, derruba a versão de Malheiros e Márcio Thomaz Bastos, pois a denúncia da quebra do sigilo já teria ocorrido no dia 16 (ou seja, o crime de Palocci já era um fato, e não uma hipótese). E na reunião com Lula, dia 23, Palocci ficou contrariado com Thomaz Bastos pelo fato do Ministro da Justiça haver aconselhado sua demissão do Ministério da Fazenda, o que só viria a ocorrer na segunda-feira, 27 de março. Datas e fatos desmoralizam a versão Malheiros-Thomaz Bastos.