28.4.06

Arcanjo no Fantástico

Arcanjo vai apresentar lista de políticos e empresários domingo no Fantástico

É Fantástico! O slogan que há 30 anos se tornou marca registrada aos domingos a noite, na TV Globo, promete ser mais do que fantástico neste domingo. É que uma equipe da emissora carioca esteve na última quinta-feira em Cuiabá. A reportagem não será sobre o Pantanal, muito menos sobre a floresta amazônica. Desta vez a matéria que promete bater todos os recordes de audiência em Mato Grosso será com o presidiário João Arcanjo Ribeiro, o capo da máfia do bicho no Estado e acusado de ter mandado matar muita gente, entre elas o dono do jornal Folha do Estado, Sávio Brandão. Na entrevista, Arcanjo antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários que promete apresentar à Polícia Federal dia 5 de maio. Cita nomes, todo o esquema que envolvia o envio de propinas aos políticos e fala em Deus.

No encontro com o Fantástico, Arcanjo abre o jogo, fala dos empréstimos que fez para políticos e empresários mato-grossenses. Cita nomes e assegura que todos estes ainda lhe devem os empréstimos feitos, principalmente referentes às campanhas de 1998 e 2002.

Sem o uniforme de presidiário e dando entrevista na sala da administração do presídio, João Arcanjo fez questão de esclarecer que não mandou matar o empresário Sávio Brandão, que não tem nada a ver com o caso.

Mas o assunto mais bombástico da entrevista foi mesmo quando o repórter lhe perguntou sobre o esquema de empréstimo de dinheiro nas campanhas políticas de 1998 e 2002 e os políticos que foram beneficiados com a sua ajuda financeira.

Tranqüilo, com um sorriso sarcástico, Arcanjo não poupou ninguém. Citou os nomes de vários políticos que estão se preparando para as eleições de 2006 e que são considerados bons de votos.

Policiais que acompanharam a entrevista disseram ao site 24 Horas News que ficaram surpresos com os nomes dos políticos citados por Arcanjo. “É gente da alta. Político famoso. Tem empresário que se diz poderoso. Um esquema incrível de poder e bajulação”, disse um dos policiais não conseguindo conter a surpresa do conteúdo da entrevista que vai ao ar domingo no Fantástico.

Arcanjo falou também do chamado “Esquema tucano”, o já conhecido empréstimo de dinheiro para a campanha tucana de 1998 e 2002 e que acabou em investigação da Polícia Federal em 2004 com a apreensão de computadores nos escritórios políticos do ex-governador Dante de Oliveira e no Diretório Estadual do PSDB.

O ex-capo do jogo do bicho, comendador João Arcanjo Ribeiro não se curvou a contar a história. Confirmou tudo que havia sido declarado em juízo por Nilson Teixeira, seu ex-contador e que também cumpre pena. Contou tudo, deu detalhes, mas segundo o policial que acompanhou a entrevista, o chefão inocentou o ex-governador Dante de Oliveira, embora tivesse citado que as negociações de empréstimos foram feitas em uma secretaria de Estado no governo do PSDB em Mato Grosso.

Os advogados de Arcanjo preteriram a imprensa regional. Apesar dos três maiores jornais e TVs de Cuiabá terem solicitado entrevista com o bicheiro, inclusive com autorização judicial em mãos, Arcanjo preferiu falar apenas para a Rede Globo.

Ao final da entrevista que foi recusada para os três jornais de Cuiabá e para as principais emissoras de rádio e TV da cidade, Arcanjo, sorrindo aproveitou para dizer que confia na justiça, falou muito de religião, disse que tem Deus em seu coração e mandou beijos para sua família.

A entrevista que foi negada aos veículos de comunicação de Cuiabá, mas que vai ao ar no Fantástico é aguardada com expectativa, com muito nervosismo por parte da classe política e empresarial que se acostumaram ao recebimento de dinheiro fácil de Arcanjo. As drogarias e farmácias de Cuiabá estão ampliando os estoques de calmantes. Os hospitais da cidade estão se preparando para receber após o programas pessoas que tiverem seus nomes citados com pressão alta e infarto. O programa jornalístico da Globo será mesmo de arrepiar os cabelos, será Fantástico!
24 horas News