12.4.06

Lula e Nixon!

LULA REPETE LITERALMENTE RICHARD NIXON
Advogados discutem dia 8 de maio na OAB semelhanças com Watergate


Os crimes “acobertados” foram diferentes – o Governo Lula procurou acobertar Palocci da violação de sigilo bancário, enquanto o Governo Nixon, nos Estados Unidos “acobertou” a invasão da sede do Partido Democrata para espionagem eleitoral – mas a culpa do Presidente Lula é igual à culpa de Nixon (que teve que renunciar à Presidência dos Estados Unidos): ambos sabiam e, por omissão, se acumpliciaram com os criminosos.

Por isso, o Conselho Federal da OAB está analisando a possibilidade de iniciar juízo de responsabilidades contra o Presidente da República.

A tendência dominante entre os advogados é considerar que se trata de um caso de “impeachment” e que a OAB deve liderar um movimento para promovê-lo independente dos partidos políticos e da própria Oposição, que prefere derrotar Lula nas eleições de outubro. (Em 1992, a OAB tomou a iniciativa de propor e fundamentar o pedido de “impeachment” de Collor).

A reunião da OAB no dia 8 de maio, em Brasília, ocorrerá depois da ida do Ministro da Justiça ao Congresso e dos esperados depoimentos de Palocci e do Presidente da Caixa Econômica, Jorge Mattoso, na CPI dos Bingos. Ou seja, o dossiê do caso estará bastante aumentado.

Nenhum comentário: