27.4.06

A DIPLOMACIA DO DESASTRE

O caos se instala entre os vizinhos do Brasil

A diplomacia do Governo do PT vai de mal a pior. Basta olhar em volta e perceber o caos instalado na América do Sul onde os conflitos de interesses se superpõem e o Brasil não consegue ter nem sombra de sua influência do passado.

Os conflitos entre países vizinhos do Brasil, como entre Argentina e Uruguai, ou entre Venezuela e Colômbia, estão exibindo a completa desarticulação da diplomacia brasileira que parece ter perdido a autoridade moral para sugerir soluções como o fez no passado recente quando aqui foi resolvido um conflito secular entre Peru e Equador.

A imagem do Presidente Lula estreitando a mão dos seus colegas de Venezuela e Argentina virou uma imagem mentirosa como a que seu governo pretende ainda mostrar depois de sucessivos escândalos de corrupção.

Ninguém acredita no Mercosul quando o Brasil fica impotente diante do agravamento do conflito que envolve argentinos e uruguaios.

A política externa ideológica criou um caos regional que só causa prejuízos elevados aos interesses do Brasil. Como se não bastassem os desaforos do Presidente da Bolívia, agora já se fala em expropriar uma empresa brasileira. Isso é resultado de uma diplomacia do desastre.

Nenhum comentário: