Acabou a fase das ameaças. No decreto 28.701, o presidente da Bolívia, Evo Morales, cruzou o Rubicão ao transformar as multinacionais de energia no país em meras prestadoras de serviço do Estado; ao determinar que os militares ocupem os campos de gás e petróleo; ao confiscar 82% do valor da produção para o governo; e ao fixar em 180 dias o prazo para que as companhias estrangeiras se submetam às novas regras ou deixem o país andino.
Fica configurado o espírito "revolucionário" da gestão Morales, infestada de ideólogos do confronto étnico. O descendente de indígenas alçado ao poder na Bolívia se entende como um líder predestinado a redimir os pobres bolivianos de séculos de exploração "por potências estrangeiras". Morales é mais um a abraçar o nacionalismo populista de Hugo Chávez na América do Sul.
Mas a Bolívia não é a Venezuela. Não há em solo boliviano nada parecido com a estatal venezuelana que virtualmente monopoliza os negócios de petróleo no país de Chávez. Diante da imponência -em escala, capital e know how- de uma Petróleos de Venezuela (PDVSA) ou de uma Petrobras, a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) não passa de um esboço.
Uma estratégia para desenvolver a estatal energética boliviana necessitaria de um plano mais inteligente -prevendo parceria com empresas estrangeiras, taxação e investimentos na YPFB- que o encetado pela gestão Morales. O "ame-o ou deixe-o" exarado no decreto de ontem, porém, é uma cartada arriscada demais -e irresponsável- para quem tem a missão de governar a nação mais depauperada da América do Sul.
A Brasília e à Petrobras cabe reservar à Bolívia a frieza do cálculo empresarial -passou o tempo da benevolência. O Brasil, na condição de maior consumidor do gás boliviano, deve redobrar as pressões para que Morales abra exceções em sua política extremista. As cortes internacionais de arbitragem devem ser acionadas e nenhum centavo adicional do contribuinte brasileiro deve ser alocado no país andino enquanto perdure ali o surto estatista.
Folha
Um comentário:
Very cool design! Useful information. Go on! Land rover lrx Trenz license plate frames Wedding stationery west midlands Price a cadillac lavasoft adware free 1940 buick super 80s range rover land cruiser Voip websites at uk250couk Marketing ideas for apartments free text info1997 suzuki gsxr 750 wiring diagrams Land rover arizona Female hunting scholarships korean moving companies in nj 98 buick century low pressure port Transexuals gay sex Ferrari f50 barchetta
Postar um comentário