20.12.05

VERDADE SOBRE LULA 2005: “REPROVADO”

Artigo de Bornhausen na Folha: “Governo sem bússola e sem esquadro”

No quarto balanço que fez de Lula no poder – o primeiro, na passagem dos 100 dias, os outros ao fim de cada ano, sempre na tribuna do Senado – o senador Jorge Bornhausen revelou ter tido um único consolo: agora, conta-se em meses, não mais em anos, o fim do pesadelo que se constitui a administração petista.

Bornhausen disse em artigo na Folha de S. Paulo de segunda, 19 de dezembro: “Sempre me pergunto como é possível errar tanto e, ao mesmo tempo, com tanta arrogância trombetear seus fracassos por meio de meias verdades e propaganda enganosa.”

Sobre a falta de programa, projetos, meras orientações, registrou observação de um especialista em educação: "Esse governo Lula não usa bússola nem esquadro". Acrescentando: “Basta lembrar que o programa Fome Zero -anunciado no minuto seguinte à vitória eleitoral para mudar o eixo do sistema de erradicação da pobreza- desembocou na recauchutagem, dos programas que outros governos implantaram, federais, estaduais e municipais, e que vinham operando até com mais eficiência e objetividade, como o Bolsa-Escola e outros subsídios pontuais que promoviam a transferência de renda mediante a promoção econômica das camadas mais necessitadas.”