Datafolha aponta pela 1ª vez que presidente tem desvantagem já na fase inicial da eleição
Serra passa Lula no 1º turno; Alckmin alcança petista no 2º
Pela primeira vez desde que tomou posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa a liderança da disputa pela Presidência num cenário eleitoral já no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. À sua frente aparece o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB).
De acordo com pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem, Lula teria 29% dos votos no cenário em que o rival tucano é Serra, que venceria o primeiro turno com 36% da preferência do eleitorado. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 20 e 21 de outubro, o tucano aparecia com 27% das intenções de voto, contra 30% do presidente. Foram entrevistadas 3.636 pessoas em 154 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda com o prefeito como rival, Lula seria batido no segundo turno -do total de eleitores, 50% disseram preferir José Serra, contra 36% que declararam voto no petista. Em outubro, a diferença era de meros quatro pontos percentuais, com Serra detendo 45% das intenções de voto, e Lula, 41%.
O prefeito, que disputou e perdeu a eleição presidencial de 2002 para o petista, disse ontem que o "ideal" seria ele cumprir a promessa que fez durante as eleições de 2004 e permanecer à frente da administração municipal. "Essa é a minha disposição", disse Serra, sem negar totalmente a possibilidade de concorrer.
Lula ainda vence no primeiro turno no cenário em que o governador Geraldo Alckmin (SP) é apresentado aos entrevistados como o candidato do PSDB, embora a diferença entre os dois tenha diminuído desde a última pesquisa.
Nesse cenário, Lula caiu de 33% das intenções de voto para 30% do total, enquanto o governador tucano ganhou seis pontos percentuais, passando de 16% para 22% das intenções de voto.
Num eventual segundo turno entre os dois, ocorre um empate técnico, com Lula aparecendo com 41% das intenções de voto, contra 40% de Alckmin. Na pesquisa de 20 e 21 de outubro, o presidente aparecia com 45% das intenções de voto, enquanto o tucano chegava a 37% delas num segundo turno entre os dois.
O governador paulista afirmou categoricamente nesta semana que pleiteia a vaga tucana na disputa presidencial. Ele e Serra disputam a indicação do partido.
Tanto no cenário em que Lula enfrenta Serra como nesse contra Alckmin o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB) aparece em terceiro colocado. Num eventual segundo turno do presidente contra Garotinho, a diferença também caiu. Em outubro, Lula detinha 48% das intenções de voto, contra 31% do total para Anthony Garotinho. Agora, o presidente aparece com 44% da preferência do eleitorado, e o peemedebista, com 33%.
Saída de Cesar Maia
O nome do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), que aparecia com 3% no cenário com Serra, e 4% no cenário com Alckmin, não foi apresentado aos eleitores. Há dois finais de semana, ele declarou seu apoio à candidatura Serra.
A região do país em que Serra se sai melhor é o Sul, onde 46% do eleitorado dizem preferi-lo, contra 19% que votariam em Lula. O prefeito também ganha no Sudeste -39% contra 25%- e no "Norte/Centro Oeste" (agrupadas pelo Datafolha) -37% contra 27%. A única região em que Lula ganha nesse cenário é no Nordeste -41%, contra 27% de Serra. Também num eventual segundo turno, o prefeito da capital paulista perde apenas no Nordeste.
Na disputa contra Alckmin, Lula perde no Sudeste -33% de Alckmin contra 24% de Lula- e empata tecnicamente no Sul -19% do tucano e 22% para o petista. Nesse cenário, Lula ganha novamente no Nordeste e também no "Norte/Centro-Oeste".
Nenhum comentário:
Postar um comentário