20.12.05

Bob Jerff de novo na berlinda!

Senadora pede convocação de Jefferson à CPI dos Correios
Heloísa Helena quer que deputado explique denúncias contra Lula feitas ao 'JB'
Paulo Celso Pereira
A líder do PSOL no Senado, Heloísa Helena (AL), afirmou ontem que vai pedir que o recém-cassado deputado Roberto Jefferson seja novamente convocado para depor na CPI dos Correios. O pedido se baseou na entrevista do ex-deputado publicada no Jornal do Brasil de domingo, na qual Jefferson afirma que presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria autorizado o mensalão.
- Vamos apresentar amanhã (hoje) um requerimento para que ele seja ouvido na CPI dos Correios. Para que tenha a oportunidade de disponibilizar dados e elementos que nos ajude a aprofundar as investigações. Pode ser que ele diga que não tem provas, mas muitas coisas foram ditas e se comprovaram - afirmou.
Sub-relator da CPI, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) também considera importante a nova convocação do ex-deputado.
- O que o Roberto Jefferson falou que não se evidenciou? É claro que isso essa convocação tem importância. Nas investigações chegamos a pessoas próximas ao presidente que em algum momento foram citadas. É sempre muito pouco provável que o presidente não tivesse conhecimento - analisou Fruet.
Procurado, o Palácio do Planalto não quis se pronunciar a respeito das declarações do ex-deputado.
Outro ponto que causou polêmica foi o acordão denunciado por Jefferson na entrevista ao JB. Segundo o ex-deputado, PT e PSDB teriam feito um acordo para que nenhum dos outros deputados envolvidos nas denúncias de mensalão fosse cassado. De acordo com Jefferson, em troca das absolvições, não haveria investigação dos fundos de pensão, que financiariam os partidos do governo, tanto o PSDB durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardos, quanto o PT na gestão de Lula.
Presidente do Conselho de Ética e correligionário de Jefferson, o deputado Ricardo Izar (PTB-SP), no entanto, diz não acreditar num acordo.
- Nós do Conselho estamos fazendo um trabalho independente, transparente e justo. Não estou a par mas se houve esse acordão vamos denunciar. Temos mais onze processos e acredito que não havará outros casos com o do Romeu Queiroz (deputado absolvido pelo plenário da Casa na semana passada). Espero que se cumpra a tradição de o plenário acompanhar a decisao do Conselho de Ética - criticou Izar.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) no entanto, acha que o acordão abarca não apenas PT e PSDB, mas também outros, e apóia a convocação de Jefferson:
- Entre algumas mentiras e exageros há também muitas verdades no que ele diz. Ele é muito bem informado como um dos principais sócios do esquema que ele ajudou a torpedear. No caso do acordão, não acho que envolva só o PT e o PSDB, o próprio PTB e o PP tem até mais interesse - afirmou.
Integrante do PSDB, Fruet, minimiza:
- Não houve qualquer orientação. Isso não se esconde se acontecer.
Comissão emite relatório
Ex-deputado tenta reaver mandato

Nenhum comentário: