7.12.05

PRIMEIRA LEI DO GOVERNO LULA: TUDO FRACASSA

Êxito da política econômica era ilusão: indústria em queda há quatro meses

A melhor prova de que “tudo fracassa” – já denominada “Primeira Lei do Governo Lula” – na administração petista foi anunciada na terça-feira, em Brasília, pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). As vendas da indústria caíram em outubro pelo quarto mês consecutivo. Recuou para 0,91% em comparação com setembro. Entre julho e outubro, o faturamento das indústrias caiu 3,61%.

Com os juros altos na estratosfera (os mais altos do mundo) penalizando os produtores, todos os demais fatores são secundários. A alegação de que o dólar está muito barato e que os investidores estão apreensivos com o fato de que a economia brasileira encolheu 1,2% no terceiro trimestre considera apenas determinados setores.

Os juros é que constituem o grande gargalo da indústria, assim como do comércio e da agricultura. Como o governo não tem programa e ninguém pensa globalmente na economia (cada ministro trata setorialmente dos problemas, sem a coordenação do Presidente, que não tem paciência para administrar, só quer dados para fazer discursos populistas) a economia produz efeitos setoriais (como as exportações) conforme o mercado internacional favorável e a capacidade dos empresários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP visa mastercard mcc27s Online viagra store drug screen and oxycontin