20.12.05

Dirceu e o pau mandado

"Só voto em Lula se ele disser o que vai fazer"
Chegou ao fim a vida carioca do ex-deputado José Dirceu: no sábado, 17, ele reuniu amigos da cidade para um almoço de despedida. Dirceu -que deve passar o Natal em Passa Quatro e depois viajar para a França, onde pretende passar o réveillon no santuário de Lourdes com os escritores Fernando Morais e Paulo Coelho - estava inspirado. O ex-ministro, que já declarou a uma revista que Lula é um "personagem difícil", subiu um pouco mais o tom das críticas ao amigo presidente.

"Eu só voto no Lula, e só faço campanha para o Lula, se ele disser o que vai fazer no segundo mandato. É o que eu defendo que ele faça", afirmou, numa roda de amigos. "Votar no Lula só porque ele é o Lula? As pessoas já fizeram isso em 2002." E o que ele espera que Lula faça? Que mande o ministro Antônio Palocci para casa e "mude a política econômica".

"E o Quércia, hein?", perguntou ele em outro momento. "A pesquisa [do Datafolha, que trouxe Orestes Quércia em primeiro lugar para o governo de SP] mostra que a eleição presidencial de 2006 está indefinida. Tudo pode acontecer", analisa.

José Serra, do PSDB, dificilmente será candidato, na opinião de Dirceu. "O establishment não vai deixar. Você acha que a Febraban, a Fiesp vão deixar? Querem um pau mandado. Não vão deixar o Serra ser [candidato à presidência]. Não por causa dos defeitos dele, que são muitos. Mas por causa das qualidades. O Serra é muito independente. "
Dirceu afirmou que, no Brasil, o presidente da República, qualquer que seja ele, "tem que ser um mero delegado do poder constituído no país" há anos e "não pode mandar". Caso contrário, enfrentará crises graves. É por isso que o Brasil tem sofrido, diz ele, um "déficit" de poder presidencial há anos.

Parece até que Dirceu está na oposição e pronto para se engajar numa eventual campanha de Serra, não é? Pois ele diz que não. Quer mesmo é que Lula dê sinais de mudanças para se engajar na campanha da reeleição. "Defender o governo nas circunstâncias em que defendi... Ninguém é mais governista do que eu, não é?". Dirceu vive repetindo que, apesar dos problemas, o governo Lula é o melhor dos anos recentes.

O almoço, no apartamento de uma amiga de Dirceu, no Leblon, foi preparado por Marco Aurélio Costa, dono do restaurante Piantella de Brasília. Foram servidos paca, leitão e cabrito. De sobremesa, doce de goiaba com sorvete de queijo. Estavam no encontro Fernando Morais, Gilberto Gil e Flora, Benedita da Silva e Antônio Pitanga, José de Abreu, Vladimir Palmeira, os cineastas Paulo Thiago e Lucy Barreto, entre outros.

Gilberto Gil "avançou" no leitão, para espanto de todos que pensavam que ele não comia carne. "Sigo a macrobiótica, mas não a macrobiótica zen, que proíbe carne", explicou Gil. Dias antes, ele e Flora ofereceram um almoço para Dirceu. No cardápio, feijoada.

Mônica Bergamo para a FSP