"Só voto em Lula se ele disser o que vai fazer"
Chegou ao fim a vida carioca do ex-deputado José Dirceu: no sábado, 17, ele reuniu amigos da cidade para um almoço de despedida. Dirceu -que deve passar o Natal em Passa Quatro e depois viajar para a França, onde pretende passar o réveillon no santuário de Lourdes com os escritores Fernando Morais e Paulo Coelho - estava inspirado. O ex-ministro, que já declarou a uma revista que Lula é um "personagem difícil", subiu um pouco mais o tom das críticas ao amigo presidente.
"Eu só voto no Lula, e só faço campanha para o Lula, se ele disser o que vai fazer no segundo mandato. É o que eu defendo que ele faça", afirmou, numa roda de amigos. "Votar no Lula só porque ele é o Lula? As pessoas já fizeram isso em 2002." E o que ele espera que Lula faça? Que mande o ministro Antônio Palocci para casa e "mude a política econômica".
"E o Quércia, hein?", perguntou ele em outro momento. "A pesquisa [do Datafolha, que trouxe Orestes Quércia em primeiro lugar para o governo de SP] mostra que a eleição presidencial de 2006 está indefinida. Tudo pode acontecer", analisa.
José Serra, do PSDB, dificilmente será candidato, na opinião de Dirceu. "O establishment não vai deixar. Você acha que a Febraban, a Fiesp vão deixar? Querem um pau mandado. Não vão deixar o Serra ser [candidato à presidência]. Não por causa dos defeitos dele, que são muitos. Mas por causa das qualidades. O Serra é muito independente. "
Dirceu afirmou que, no Brasil, o presidente da República, qualquer que seja ele, "tem que ser um mero delegado do poder constituído no país" há anos e "não pode mandar". Caso contrário, enfrentará crises graves. É por isso que o Brasil tem sofrido, diz ele, um "déficit" de poder presidencial há anos.
Parece até que Dirceu está na oposição e pronto para se engajar numa eventual campanha de Serra, não é? Pois ele diz que não. Quer mesmo é que Lula dê sinais de mudanças para se engajar na campanha da reeleição. "Defender o governo nas circunstâncias em que defendi... Ninguém é mais governista do que eu, não é?". Dirceu vive repetindo que, apesar dos problemas, o governo Lula é o melhor dos anos recentes.
O almoço, no apartamento de uma amiga de Dirceu, no Leblon, foi preparado por Marco Aurélio Costa, dono do restaurante Piantella de Brasília. Foram servidos paca, leitão e cabrito. De sobremesa, doce de goiaba com sorvete de queijo. Estavam no encontro Fernando Morais, Gilberto Gil e Flora, Benedita da Silva e Antônio Pitanga, José de Abreu, Vladimir Palmeira, os cineastas Paulo Thiago e Lucy Barreto, entre outros.
Gilberto Gil "avançou" no leitão, para espanto de todos que pensavam que ele não comia carne. "Sigo a macrobiótica, mas não a macrobiótica zen, que proíbe carne", explicou Gil. Dias antes, ele e Flora ofereceram um almoço para Dirceu. No cardápio, feijoada.
Mônica Bergamo para a FSP
3 comentários:
Very cool design! Useful information. Go on!
high blood pressure diet Ferrari f1 2000 watching your blood pressure as it is taken buy ultram online Effexor and anxiety releif Face lift surgery san francisco Zoloft how long does it take to work weight gain with zoloft effects of zoloft in teenage girls kitchen cabinet hardware Keith geneva soccer
Best regards from NY! » » »
best regards, nice info » »
Postar um comentário