7.12.05

Lula quer ampliar e não reeleger

Lula sugere ampliação de mandato presidencial e fim da reeleição
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, durante entrevista a três redes nacionais de rádio, que a ampliação do mandato presidencial de quatro para cinco anos deveria substituir o mecanismo da reeleição.

"O Brasil poderia ter um mandato de cinco anos, sem reeleição, porque assim quem está presidindo, não ficaria preocupado em fazer negociações para poder se reeleger", afirmou Lula.

Apesar de não descartar a candidatura em 2006, o presidente voltou a reconhecer que foi contrário à proposta de reeleição durante a elaboração da Constituição em 1988. "Eu sou contra a tese da reeleição, eu votei contra ela na Constituição de 88. Acho que foi um desatino ter diminuído o mandato de cinco para quatro anos."

Lula disse que, naquela época, aparecia nas pesquisas com 40% de votos. "Resolveram mudar, diminuir o mandato, com medo que eu ganhasse as eleições."

O presidente reafirmou que não tem pressa em decidir sobre a reeleição. "Eu estou vendo candidato para tudo quanto é lado. Tem mais candidato do que eleitor", afirmou.

Com Agência Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

best regards, nice info »