9.12.05

Governo constrangido

Entrevista de Dirceu constrange governo
Gerson Camarotti para O Globo

BRASÍLIA. Causaram constrangimento ao governo declarações do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) em entrevista à revista “Fórum” de que, com a crise política, “não sobrou nada no governo” Lula. Na entrevista, ele citou o nome do ex-ministro Luiz Gushiken, do chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, e do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, além dele próprio, para dizer que todos foram atingidos por denúncias de corrupção e concluir que não sobrou nada.

A repercussão interna foi tão negativa que a direção nacional do PT soltou nota esclarecendo as declarações de Dirceu. A nota diz que o objetivo era evitar a propagação de uma versão deturpada da entrevista à revista, uma publicação voltada para a esquerda, concedida há cerca de 20 dias. “As frases foram tiradas do contexto por alguns órgãos de imprensa e perderam o sentido original, que não era de crítica. Em nenhum momento ele diz que ‘o governo acabou’. Essa é uma ilação absurda feita para ‘esquentar’ a matéria”, afirma a nota.

A nota diz que “quanto ao fato de José Dirceu considerar a personalidade do presidente Lula difícil, o contexto mostra que não é uma crítica e sim um lamento”. Perguntado se havia problema pessoal com o presidente, Dirceu disse: “Uma mistura de coisas. O personagem é difícil. Está ficando claro isso”.

Para um interlocutor de Lula, o ex-chefe da Casa Civil vive um momento de mágoa e a entrevista reflete isso. Ministros não gostaram do teor da entrevista, mas evitaram comentá-la.

Na entrevista, perguntado se depois de sua cassação haveria outras, Dirceu respondeu: “Eu sou só um símbolo. Na verdade, não sobrou nada no governo. Luiz Gushiken, Gilberto Carvalho, Antonio Palocci, José Dirceu.... No PT, o presidente da Câmara, o líder do governo, José Genoino... Eles querem criminalizar o PT (...)”. Disse também que só saiu do governo porque se deu conta de que Lula queria que ele saísse.

Deputado petista critica Dirceu

Ex-líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (BA) criticou Dirceu.

— É bom esclarecer que Dirceu deixou o governo muito mais pela conseqüência dessa crise do que pela ação de Lula. Dirceu é a expressão de alguém que foi bombardeado e virou um símbolo por causa disso — ressaltou Pinheiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
dodge 100 football braul

Anônimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! External dvd player White mature wives sex black cocks recieving an std from oral sex

Anônimo disse...

Excellent, love it! » »