14.12.05

Jeitinho ou golpe?

Carlos Chagas
Anunciamos há dias o que agora se confirma: quando estiver reunido o novo Congresso, em 2007, o PT apresentará projeto de lei de anistia a cidadãos que tiverem tido suspensos os seus direitos políticos nos últimos anos. Claro que não todos, porque quem é condenado pelo Código Penal a penas de reclusão também perde os direitos políticos, e continuará sem eles.

O projeto visará parlamentares cassados, como José Dirceu e outros que vierem a sofrer a mesma punição, em julgamentos políticos. Roberto Jefferson será beneficiado. Os cassados não poderão disputar as eleições do próximo ano, mas estarão aptos a se apresentar às urnas, de 2008 para diante. Se quiserem, disputarão prefeituras e câmaras de vereadores, naquele ano. Depois, em 2010, Congresso, governos estaduais, assembléias legislativas e até a presidência.

Jeitinho brasileiro ou golpe de estado? Tanto faz. Inequivocamente, porém, o projeto de anistia significará mais um casuísmo na longa fieira a que nos acostumamos ver. O humor e a verve parlamentares logo irão rotular a proposta de "José Dirceu", mas se ela for aprovada, por certo o ex-chefe da Casa Civil não se incomodará. Ao contrário, afiará espada para retornar à liça. Roberto Jefferson também, de tabela. Ninguém deve pensar em Hildebrando Pascoal, mas como a memória nacional só não é mais curta do que a parlamentar, quem sabe?