BC projeta inflação maior e crescimento menor
28.12.2005-Exame
Relatório do Banco Central apontou crescimento de 2,6% neste ano¿e de 4% em 2006. Ministro Palocci havia estimado um "crescimento vigoroso" no próximo ano de 4,9%
O esperado relatório de inflação do Banco Central (BC), divulgado nesta quarta-feira (28/12) não surpreendeu os analistas financeiros mas traçou um cenário menos otimista para 2006.O BC elevou de 3,5% para 3,8% a projeção de inflação para 2006, a despeito da alta taxa de juros que praticou neste ano. E para 2007, o banco prevê uma inflação de 3,6%. "Essa elevação nos horizontes mais curtos deve-se, sobretudo, aos resultados desfavoráveis e não antecipados da inflação no período outubro-novembro",diz o BC no relatório.
Para este ano, a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) caiu de 3,4% para 2,6%, "em função da desaceleração do ritmo de crescimento verificado no terceiro trimestre". Para 2006, o crescimento foi estimado em 4% abaixo da estimativa do ministro da Fazenda,Antonio Palocci, que, na semana passada, disse que o PIB teria um "crescimento vigoroso" de 4,9%.Os prognósticos consideram um cenário que supõe uma taxa de juros estável em 18% ao ano e taxa de câmbio próxima a 2,25 reais por dólar.
Quanto à inflação em 2005, o relatório do BC elevou a projeção de 5% para 5,7%. Caso essa previsão se confirme, o BC não conseguirá cumprir a meta de 5,1% mas ficará dentro da margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais.
Um comentário:
Looking for information and found it at this great site... pay per click advertising hair loss organin Bridal lady lingerie lingerie lingerie lingerie lingerie central heating pumps craps Comprehensive health insurance plan roulette online Treatment ejpd juvenile rosacea Sofa full sleeper buy levitra
Postar um comentário