16.12.05

PFL - Candidatura própria

BORNHAUSEN DEFENDE CANDIDATURA PRÓPRIA DO PFL
Opção de aliança com outros partidos vem em terceiro lugar

Uma candidatura própria à Presidência da República é parte das prioridades do PFL, segundo o presidente do partido, senador Jorge Bornhausen, que defendeu a manutenção da candidatura do Prefeito do Rio, César Maia. Caso ele desista de concorrer, já que ele admitiu a possibilidade de abrir mão em favor de uma aliança com o atual prefeito de São Paulo, José Serra, o senador defende o lançamento do nome de outro pefelista. Só em terceiro lugar o PFL deverá analisar a possível aliança com o PSDB.

"Temos o dever de cumprir o que foi aprovado por unanimidade do partido que é a candidatura própria", afirmou Bornhausen, lembrando que essa posição do partido é importante para atingir também um percentual mínimo de votos nos Estados e aprovar a cláusula de barreira, e assim preservar o direito a participar no fundo partidário e às prerrogativas no Congresso.

A única certeza, na opinião de Bornhausen e do líder da Minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), é a aliança com o PSDB no segundo turno. “As oposições certamente estarão juntas no segundo turno. A junção é fatal”, afirmou Bornhausen.