Dirceu: ‘establishment’ não quer Serra presidente
Jorge Bastos Moreno
O ex-deputado José Dirceu surpreendeu um pequeno grupo de amigos reunido em torno dele, num almoço no fim de semana, no Rio, ao dizer que o “establishment” jamais deixará o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), assumir a Presidência:
— Vocês acham que o “establishment”, o sistema, a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo ), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) e a elite vão deixar o Serra ser presidente? Já não deixaram da outra vez e não vão deixar agora.
E o motivo, para o ex-chefe da Casa Civil de Lula, é um só:
— Serra é muito independente. Eles querem um pau-mandado, um presidente dócil às regras do capital internacional. Eles não querem o Serra presidente muito mais pelas suas virtudes do que pelos defeitos, que são muitos.
O almoço foi num apartamento do Leblon. Estiveram presentes, entre outros, o escritor Fernando Morais, com quem está escrevendo um livro sobre sua passagem pelo governo; o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e sua mulher, Flora Gil; a ex-ministra Benedita da Silva e seu marido, Antônio Pitanga; o provável candidato do PT ao governo do Rio, Vladimir Palmeira; o cineasta Paulo Thiago; Jards Macalé; Ana de Hollanda; o advogado Antônio Carlos Almeida, o Cacai; e o ator José de Abreu, entre outros.
Descontraído e fazendo planos para as festas de fim de ano, Dirceu não quis dar entrevista formal, mas não recusou algumas perguntas, como a da reeleição do presidente Lula:
— Ele tem que dizer ao povo o que quer com o segundo mandato. Ninguém vai votar nele só porque é o Lula. Aconteceu na outra vez, agora é diferente.
Comendo paca assada, preparada pelo chef Marco Aurélio, de um restaurante de Brasília que veio somente para o almoço, Dirceu comentou ainda o surpreendente primeiro lugar de Quércia nas pesquisas para o governo de São Paulo.
— Isso mostra que a eleição presidencial também será imprevisível. Estou muito feliz com isso — disse Dirceu.
— Porque ele está na frente de Marta e Mercadante? — quis saber um repórter.
Confirma com um largo sorriso, mas nega com as palavras:
— Claro que não. Estou feliz porque ele está na frente do Fernando Henrique Cardoso.
Ainda sobre tucanos, Dirceu interrompeu o chef Marco Aurélio, conhecido por tentar aproximar adversários políticos que são seus clientes:
— Zé, se tem uma pessoa que gosta de você, que te admira muito, mas muito mesmo, que é seu amigo, é o Serra...
— É. Mas eu queria a amizade traduzida em votos dos tucanos para evitar minha cassação.
Sobre o processo de cassação em curso na Câmara, envolvendo mais 11 deputados, Dirceu disse não acreditar que a absolvição de Romeu Queiroz (PTB-MG) influa nos julgamentos.
O ex-deputado informou que seu depoimento para o livro já atingiu 40% da produção. Ele ainda não decidiu se viaja com o escritor à Europa para concluir os depoimentos. Fernando Morais vai ao encontro do também escritor Paulo Coelho, de quem está escrevendo a biografia.
3 comentários:
Enjoyed a lot! Contact lenses eye care goiter Dan stultz ohio state gay fire alarm inspector
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. 93 audi brake price Lace sandals up womens Fitzwilliam tennis club dublin ireland Selenium supplements for grey hair Honey children c botulinum insurance home owners
Cool blog, interesting information... Keep it UP Tram breast surgery Camera covert leicestershire security surveillance Mcphersons wedding invitations Laser tattoo removal pueblo 2002 coyote sportsman toy hauler photo
Postar um comentário