16.3.06

Protestos contra Lula em Aracaju

"Nossa massa encefálica é mais inteligente", diz Lula

O último dos quatro eventos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem em Sergipe foi marcado por protestos do PSTU contra o governo federal e um bate-boca do próprio presidente com estudantes que pediam transporte gratuito no Estado. Ao final, Lula disse ter mais "massa encefálica" do que os manifestantes.
"A idade é boa por isso. Quando a gente chega a ter 60 anos de idade, atinge a maturidade. Quando governa o Brasil, a gente tem seriedade. A gente não pode ficar entendendo que pode chegar um grupinho de pessoas e falar: "eu quero cinema de graça, eu quero teatro de graça, eu quero ônibus de graça". Eu também quero tudo de graça, mas nós temos de trabalhar." E completou: "Me desculpem, mas a nossa massa encefálica é mais inteligente do que vocês pensam. Nós sabemos mais do que vocês pensam."
Os protestos ocorreram em Aracaju, em evento de inauguração do conjunto residencial Sérgio Vieira de Mello. Na porta de entrada, cerca de 30 manifestantes ligados ao PSTU e à Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) queimaram um boneco do presidente e exibiram faixas na quais chamavam Lula de "o chefe do "mensalão'".
Ao iniciar seu discurso, por volta das 18h30, o presidente foi surpreendido por cerca de 20 estudantes, que, em meio ao público, levantaram cartazes e passaram a entoar gritos pela melhoria da qualidade do transporte coletivo e implementação do passe livre em Aracaju. Enquanto isso, militantes do PSTU promoviam um apitaço fora do cerco de isolamento montado pela Presidência.

PSTU
Foi neste momento que Lula saiu do sério. O tom mais alto de voz se transformou em gritos. Primeiro, em relação ao PSTU, disse que esse tipo de gente "não quer construir" nada no Brasil.
E justificou: "Eles não sabem o que é ver a cabritinha que dá leite para os filhos morrer de sede, não sabem. Chega na salinha deles, água de coco e água gelada. E tem mais: ainda vai ao supermercado e quer comprar a tal da verdura, mas não sabe quem planta. Quem planta colocou água ali".
Ao atacar o PSTU, Lula entrou no polêmico tema do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. "Quero ver qual é a mulher e o homem de Sergipe [Estado tradicionalmente contrário às obras] que negue que essa gente possa recuperar o rio São Francisco e tirar 1% da água e levar para 11 milhões de famílias de nordestinos. Agora todo mundo se sente dono do rio, agora, para jogar fezes lá dentro e esgoto, ninguém cuidou do rio."
Neste momento, o discurso de Lula era recebido com vaias pelos manifestantes e com gritos de campanha pelo restante do público, de cerca de 2.000 pessoas.
Folha

Nenhum comentário: