28.3.06

Demissão é pouco!

DEMISSÃO É POUCO, EXIGE-SE PROCESSO E CONDENAÇÃO
Opinião Pública espera que Oposição avance exigindo punições severas

A Oposição terá que incorporar às suas mensagens na campanha eleitoral o compromisso de que não anistiará os acusados de corrupção, nepotismo, apadrinhamento, ilegalidade, formação de quadrilha e mentiras que estão marcando o Governo Lula. Nem os livrará da cadeia. Este é o primeiro efeito da indignação popular com a quebra do sigilo do caseiro Nildo.

A simples demissão de cargos públicos não deve ser considerada punição bastante para autoridades que cometem crimes e irregularidades.

A insistência com que se falou das penas de até quatro anos de prisão para quebra de sigilo bancário, mostrou que subiu o nível de exigências da sociedade. A desmoralização do chamado “compromisso ético” – que o PT defendia e que por isso o tornava diferente – criou a nova exigência da penalização judicial para gestores públicos corruptos, desonestos e infiéis. O clamor por punição começou a aparecer em todas as manifestações populares e pode ser decisivo na propaganda eleitoral de 2006. Uma vantagem a mais para a oposição e um pesadelo a mais para Lula e o PT, que se tornaram símbolo de todos os vícios da política e da administração pública.