16.3.06

Amigos e Palocci

Amigos pedem que ele admita visitas
Sugestão será para reconhecer apenas que foi a festas


Apesar da deferência do presidente Lula, que considerou "inabalável" o titular da Fazenda, Antonio Palocci, dois amigos do ministro disseram ao Estado que vão tentar convencê-lo a assumir à CPI dos Bingos - inicialmente em caráter sigiloso - suas passagens pela luxuosa mansão do Lago Sul, mas somente para participar de festas. Em conversas reservadas, petistas admitem que a mansão mencionada pelo caseiro Francenildo Costa era usada para programas com mulheres por integrantes da república de Ribeirão e também por "cinco ou seis" deputados do PT - alguns na fila de cassação.

Por ordem de Lula, o governo vai tentar blindar novamente Palocci. Até mesmo o PT vai abrandar - e muito - as críticas à política econômica que seriam feitas na reunião do Diretório Nacional, sábado e domingo. Foram riscados dos documentos do partido torpedos na direção de Palocci.

Mesmo com essa rede de proteção, os amigos do ministro acham que sua situação pode piorar se ele não der explicações convincentes. "Bill Clinton também foi obrigado a assumir o caso com Mônica Lewinsky", comparou um deles, numa referência ao escândalo sexual, em 1998, envolvendo o ex-presidente dos EUA com uma estagiária da Casa Branca. Clinton só escapou do impeachment porque nunca a economia americana esteve tão bem.

Agoniados, os governistas também recorrem aos bons resultados da economia e querem reduzir o caso Palocci a uma aventura com mulheres. "Aquela era uma casa onde se faziam programas. Não tinha repartição de dinheiro", disse um amigo. Mas para ele Palocci "foi infeliz" ao afirmar que não dirige em Brasília. "Isso não é explicação, até porque pode ser desmentido."

Na terça-feira, Lula conversou muito com Palocci, que jurou nunca ter estado na mansão. O presidente também pediu aos ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Paulo Bernardo (Planejamento) que conversassem com ele. A todos Palocci contou a mesma versão.

Lula quer segurar o ministro e tentará blindá-lo até onde puder. Se Palocci cair, além do baque para o governo, poderá ter a prisão decretada por causa das denúncias por fraudes em contratos de coleta de lixo quando era prefeito de Ribeirão.

Auxiliares de Lula temem que Palocci vire um novo José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil obrigado a deixar o cargo para que as denúncias contra ele não ferissem de morte o presidente.
Estadão

Um comentário:

Anônimo disse...

Enjoyed a lot! » »