31.3.06

Palocci doente???

Palocci diz não ter condições de saúde para depor à polícia
Advogado afirma que ex-ministro está com alterações na pressão e que não pode falar hoje


Contratado pelo ex-ministro Antonio Palocci na última quarta-feira, o advogado José Roberto Leal informou ontem à Polícia Federal que seu cliente não irá se apresentar para prestar depoimento hoje, conforme previsto, devido a problemas de saúde.
Leal defende Palocci no inquérito no qual a PF busca os responsáveis pela violação ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, em operação que aconteceu na sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília, na noite de 16 de março.
Segundo Leal, Palocci está com alterações de pressão arterial, decorrentes de estresse nervoso.
O ex-ministro foi intimado para prestar depoimento na manhã da quinta-feira, na residência oficial do Ministério da Fazenda.
No momento da intimação, havia um médico e enfermeiros na casa de Palocci, que se submetia a um exame de sangue. À Folha Leal disse que seu cliente não tinha condições de prestar depoimento na data marcada inicialmente: hoje, às 10h. "Com certeza ele não irá. O [ex-]ministro não tem condições. Quando foi à casa dele ontem [anteontem], para intimá-lo, a própria polícia viu que havia um médico colhendo sangue do [ex-]ministro."
Na tarde de ontem, Leal entrou em contato com o delegado Rodrigo Carneiro Gomes. Informado pelo advogado sobre a impossibilidade de Palocci cumprir a intimação policial, Gomes cobrou-lhe uma justificativa formal, por escrito, acompanhada de um atestado médico. Até o fechamento desta edição, havia chegado à PF somente um comunicado de Leal afirmando que seu cliente não compareceria ao depoimento devido a recomendação médica para permanecer em repouso.
Se o atestado médico não for encaminhado ao delegado até o horário marcado para depoimento, Palocci será novamente intimado. Seu comparecimento é obrigatório somente na terceira intimação, à qual, se ele não comparecer, poderá ser conduzido com força policial. Segundo a PF, Leal disse que Palocci só se apresentaria para depor na próxima semana, provavelmente quarta ou quinta.
Para Gomes, o depoimento de Palocci é considerado "decisivo" para chegar aos responsáveis pela ordem de violar o sigilo. A PF quer descobrir também quem repassou os dados à imprensa.
Apesar do depoimento do ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso, que disse ter entregue os extratos a Palocci, o ex-ministro refuta qualquer participação na violação do sigilo do caseiro.

Jantar
Mattoso esteve com Palocci, na tarde do dia 16 de março, quando houve a violação do sigilo, em reunião no Palácio do Planalto.
Na noite daquele dia, em um jantar no restaurante La Torreta, em Brasília, ele recebeu, das mãos do consultor da presidência Ricardo Schumann, os extratos.
Em seu depoimento à PF, Mattoso disse que, durante o jantar, recebeu uma ligação de Palocci. Depois, levou os documentos pessoalmente ao ministro.
A PF pretende ouvir Mattoso novamente. Em depoimento à PF, Antonio Carlos Ferreira, chefe do departamento jurídico da Caixa, confirmou ter visto Mattoso receber um envelope durante o jantar e também que o viu falando ao telefone. Nega, no entanto, ter qualquer participação na violação.
Gabriel Nogueira, assessor de imprensa da Caixa que estava no jantar, também foi convidado pela PF para depor.

Vazamento
Em depoimento à PF anteontem, um servidor do setor de controladoria da Caixa disse que foi informado por Mattoso que os dados bancários do caseiro seriam divulgados por uma revista.
O diálogo aconteceu em uma reunião no dia 17, ocorrida às 16h, na sede da Caixa. Na reunião, o servidor recebeu das mãos do executivo cópias dos extratos que registram a movimentação financeira do caseiro. Mattoso orientou os técnicos da Caixa para que as movimentações atípicas fossem informadas ao Banco Central e ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
Mattoso disse também, segundo o servidor, que sabia que os dados seriam divulgados por uma revista, já que havia sido procurado por um jornalista para falar sobre o assunto. Por volta das 19h do mesmo dia, a "Época" divulgou os dados em seu site na internet.
Folha

2 comentários:

Anônimo disse...

Keep up the good work Vitamin d information withdrawal symptoms klonopin Diet acuvue mercedes g-class pictures

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »