30.3.06

Gilberto VIL!

Costa critica despreparo e deselegância

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, fez um duro revide ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, que leu versos de cordel com críticas à sua atuação no processo de escolha do padrão de TV digital.

"Só lamento a deselegância do ministro. Não é à toa que alguns amigos dele o chamam de Gilberto Vil", afirmou. "Eu entendo agora a razão deles (dos amigos). Porque, para um ministro de Estado, sem me dar conhecimento, fazer uma agressão como essa...". Para Costa, Gil não agiu como ministro de Estado.

Ele acrescentou que embora Gilberto Gil esteja ausente das reuniões de discussão da TV Digital, deveria saber que não é o ministro das Comunicações quem decide. "O despreparo do ministro (Gil) com relação à comunicação e à TV digital é que leva a isto", afirmou.

O ministro das Comunicações continuou desafiando Gil a ler o texto entre os colegas de governo: "Se ele usa o palavreado chulo na frente do presidente, dos ministros de Estado, ou ele não pertence a este grupo, ou está lá por acaso".

Costa não pretende encaminhar o caso à Comissão de Ética do governo federal, mas pediu aos alunos que ouviram o ministro da Cultura, que "agora recebam o ministro das Comunicações, que vai lá dizer como é que o senhor Gilberto Gil está desinformado sobre a TV digital".

Irritado, Hélio Costa lembrou que Gilberto Gil é autor de algumas propostas, como a de criação da Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav), que foi qualificada de "monstruosa" pelo setor. Segundo ele, a Ancinav foi proposta "para taxar em 4% todas as empresas de comunicação do País, para poder pagar as estripulias do doutor Gilberto Gil e seus amigos".

Costa disse que provavelmente o ministro da Cultura não leu o cordel antes de declamá-lo para os estudantes de Comunicação. "E no fim, como não podia cortar o embalo do bonitinho, ficou o artista fazendo gracinha para um grupo de estudantes, ao invés de se comportar como ministro de Estado".

No fim da entrevista, quando fez comentários sobre sua eventual candidatura ao governo de Minas Gerais, Costa aproveitou para atacar novamente seu colega: "Se tiver de sair candidato, faço questão de contratar a banda de Gilberto Gil. Aliás, é uma das poucas coisas que ele faz bem".