17.8.06

Ministro exalta lucro de banco

Ministro esquece o que PT escreveu e exalta lucro de banco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem o Banco do Brasil e elogiou seu "lucro extraordinário" no primeiro semestre, de R$ 3,9 bilhões, bastante superior ao dos demais bancos do País. Segundo Lula, quanto mais lucro o BB tiver, mais forte estará para atuar na política social do governo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, funcionário licenciado do BB, acompanhou o presidente na visita. Questionado sobre o discurso de Lula e se o PT, velho crítico da elevada lucratividade dos bancos, tinha mudado de idéia, ele garantiu que o partido nunca foi contra lucro de banco. "Se você encontrar um papel do PT assinado dizendo isso, eu terei o prazer de comê-lo com azeite e sal porque não existe isso", provocou.

Segundo Bernardo, o que o PT sempre defendeu foi a conciliação necessária entre a ocupação de um espaço no mercado e a missão de governo. "O Banco do Brasil tem a obrigação de disputar de igual para igual com os bancos, mas tem que ter também uma missão social", frisou.

Mas no próprio site do PT há documentos que contestam as declarações do ministro. Na seção de artigos, o próprio Lula critica em pelo menos dois textos a lucratividade dos bancos.

Em um deles, de 17 de março de 2002, antes de ser eleito, Lula discorre sobre medidas protecionistas dos Estados Unidos no setor siderúrgico. Diz que a "submissão do governo ao neoliberalismo" é uma opção política e serve ao capital financeiro. E emenda: "São inacreditáveis os extraordinários lucros dos bancos no nosso país."

Em artigo de 25 de março do mesmo ano, Lula afirma que o governo FHC parecia fazer de tudo para eleger seu candidato a presidente, José Serra, e garantir a continuidade de suas políticas neoliberais. "Basta observar a lucratividade absurda dos bancos no nosso país - como não há em nenhum lugar no mundo - para que se tenha idéia do que está em jogo."

O presidente do PT e coordenador da campanha de Lula, deputado Ricardo Berzoini (SP), também tem um artigo no site em que critica os lucros dos bancos. É de 26 de abril de 2002, quando ele ainda não presidia o PT. Ao analisar os balanços financeiros das instituições, avaliava que "o lucro recorde dos bancos destoa da realidade da economia nacional".

Na época, 31 bancos brasileiros contabilizavam lucro combinado de R$ 11,1 bilhões para 2001. Seguindo a linha de Lula, Berzoini disse que isso mostrava a "eficácia do governo FHC na defesa dos interesses do setor privilegiado do País, em detrimento do crescimento econômico e da geração de empregos".
Estadão

Nenhum comentário: