5.8.06

Discursos de lula

Lula: 'Adversários babam de raiva por ver que vamos ganhar novamente'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, num comício realizado na Largo de São Mateus, uma praça na avenida Mateo Bei, em São Mateus, zona Leste de São Paulo, que a oposição "está babando de raiva" por ver que ele já fez muito pelo país e que vai ganhar mais um mandato para fazer ainda mais.

Sem citar o nome dos adversários, a quem se referia por "eles", Lula disse que vai ganhar mais votos nos estados em seus adversários mais batem nele, como Amazonas (estado do senador Artur Virgilio), Santa Catarina (do senador Jorge Bornhausen) e Bahia (do senador Antonio Carlos Magalhães).

- Eles estão morrendo de medo da gente ganhar novamente. Eles estão babando de raiva. Vamos ganhar mais votos onde eles mais batem na gente. Falaram em acabar com o PT, que iriam acabar com esta raça (se referindo à frase do senador Jorge Bornhausen de que a aliança do PSDB-PFL acabaria com a raça do PT), mas eles só se lembram dos pobres e do povo em época de eleição - disse Lula, no primeiro comício realizado em São Paulo nesta campanha da reeleição.

Lula fez o comício para aproximadamente duas mil pessoas, muitas levadas para a praça em ônibus contratados pelo próprio PT. Ele chegou ao local por volta da 11h e fez um discurso de quarenta minutos, até as 12h40m. Lula falou muito de seus projetos, sobretudo para a área da educação. Disse que o arroz e feijão ficaram mais baratos.

Depois do comício, foi para o meio da multidão, cumprimentar as pessoas. Lula estava acompanhado pelo candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini e pelo presidente da Câmara, Aldo Rebello (PCdoB-SP). Apenas o deputado mensaleiro José Mentor (PT-SP) foi ao evento. Os demais deputados mensaleiros não compareceram ao comício, como João Paulo Cunha, professor Luizinho e o ex-presidente do PT, José Genoino.

Em Campinas, mais críticas à oposição e ao Congresso
À tarde, Lula esteve em Campinas para uma reunião com um grupo de 100 prefeitos do PT, PDT, PSB, PSDB e até do PFL. Ele voltou a defender a Constituinte exclusiva para fazer a reforma política no ano que vem e disse que, se não for assim, o Congresso não fará uma reforma como deveria fazer.

- Sem a Constituinte, teremos um arremedo e não uma reforma política - afirmou Lula, para um grupo de 100 prefeitos do PT, PDT, PSB, PSDB e até do PFL.

O presidente reclamou também da "insanidade" dos parlamentares que não votam as propostas que ele encaminha ao Congresso, como as medidas que beneficiariam as prefeituras, e fez críticas à oposição.

- Estou de saco cheio com os políticos que só pensam no povo em época de eleição - disse Lula, afirmando que os políticos são os mesmos que "esculhambaram" com JK e levaram Getúlio Vargas à morte.

Lula falou ainda sobre a crise em Rondônia, dizendo que na segunda-feira se reunirá com o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e com delegados da Polícia Federal para analisar a crise no estado. Políticos e até o presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Teixeira Chaves, foram presos por envolvimento num esquema que desviou R$ 70 milhões dos cofres do estado. Lula, no entanto, não disse que tipo de providências tomará na segunda-feira em relação ao assunto.
O Globo

Nenhum comentário: