3.8.06

Conselheira orienta presos

Uma surpresa nas investigações sobre os ataques a ônibus na região metropolitana de Vitória. Uma gravação telefônica, autorizada pela Justiça, revelou envolvimento de uma representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos com presos que ordenaram esses atentados de dentro de um presídio. Este ano, 19 ônibus foram incendiados na região de Vitória.

Na Grande Vitória, neste ano, 19 ônibus foram incendiados. A polícia descobriu que a ordem dos ataques partiu de dentro do presídio de Viana e uma gravação telefônica - autorizada pela Justiça - revela a participação de uma representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos nos atentados.
Na conversa, Isabel Borges diz a um preso como escrever um bilhete para deixar nos ônibus queimados.

Isabel: "não pode pôr que é 'a pedido de vocês...”
Preso: "ah! Mas é alguém que foi pra rua porque aqui (no presídio) não tem comunicação não filha."
Isabel: "não, mas tem que por de outro jeito”.

Isabel então lê um texto que seria o ideal.

Isabel: "vocês estão no sofrimento na casa de custódia em Viana, pela superlotação, falta d’água, presos doentes sem medicação, porque também não estão recebendo visitas nem a entrada de malotes. Estamos esperando uma resposta, com solução que possa ajudar os irmãos que estão sofrendo."

A representante dos Direitos Humanos diz ainda como os presos deveriam se apresentar em audiência.

Isabel: "se fosse vocês (presos) iria para o fórum sujos, com uniformes sujos. Porque eu vou fazer um documento para o juiz falando que um pouquinho de auto-estima que o preso tinha está acabando."

Durante 20 anos, Isabel Borges também atuou na Pastoral Carcerária. Constantemente, estava em contato com os presos. Ela admite que conversava com eles por telefone, mas nega que tenha orientado a forma correta de escrever bilhetes. “Eu nego e duvida que exista isso. Eu não proporia nada, não propus nada. Isso não pode existir, a não ser que tenha sido forjada”, disse Isabel Borges, conselheira acusada.

O secretário Estadual de Segurança proibiu Isabel de visitar os presídios e disse que ela já foi indiciada. "Lamentavelmente esta ocorrência é muito grave e mostra um desvio de conduta que a gente repudia e está tomando as providências", explicou Evaldo Martinelli, secretário de Segurança.

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos disse que ficou surpreso com o conteúdo das gravações. Informou que vai se reunir para decidir o que será feito em relação à conselheira Isabel Borges.
Globo

Nenhum comentário: