Duda Mendonça vê programa do PT antes de ir para o ar
João Santana, publicitário oficial, nega, mas integrante da equipe admite que ex-marqueteiro olha o material
A fórmula do programa eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez lembrar a adotada pelo marqueteiro Duda Mendonça em 2002. As semelhanças desencadearam suspeitas de que Duda, banido das campanhas depois do escândalo do mensalão, esteja operando pela reeleição de Lula. O jornalista João Santana, marqueteiro responsável pela campanha à reeleição, em um desabafo indignado a um amigo, afirmou que desafia qualquer pessoa a provar que o ex-marqueteiro Duda Mendonça tenha participação ou influência na propaganda eleitoral que vem tocando.
O diretor de vídeo da campanha petista, Geovani Lima, sócio de Alexandre Mendonça, filho de Duda, na produtora Malagueta, disse que o ex-marqueteiro de vez em quando vê alguns trabalhos da produtora. Geovani negou que o pai de seu sócio tenha participação na atual campanha do PT. "A Malagueta é um negócio do Xande (Alexandre Mendonça). O fato de ele ser filho do Duda é coincidência. Ele (Duda) de vez em quando vê alguns trabalhos, mas não tem nenhum poder", explicou.
Santana reage indignado à suspeita de participação de Duda. "Eu me submeto até a acareação diante de repórteres para ver quem está mentindo. É um desrespeito profundo. Quem me conhece o mínimo sabe que não vou ser laranja de ninguém. Tenho amor próprio", desabafou. Procurado pelo Estado, Santana preferiu não falar, sob a justificativa de que marqueteiro "não é ator político".
A suspeita da vinculação surgiu com a contratação de Geovani. Santana admite que tem uma relação quase paternal com o filho de Duda - seu estagiário em campanha anteriores -, mas disse que nesta Alexandre não tem qualquer participação.
Santana disse que descobriu Geovani Lima quando era sócio de Duda Mendonça e atuava como headhunter e diretor de recursos humanos das empresas dele.
Segundo Santana, a relação com Duda, embora tenha terminado de forma amigável, se exauriu. "Meu último contato com ele se deu por e-mail no episódio da rinha de galos (em 2004)." Com o rompimento, iniciou a carreira-solo.
Para essa campanha, ele assegura que a estratégia é toda de sua autoria, do PT e da equipe do presidente e diz que não ouviu, nem consultou Duda Mendonça em nenhum momento. Mais revoltado ainda fica o marqueteiro quando dizem que a idéia de reduzir os símbolos do PT e o vermelho nos produtos e peças teria saído da cartola de Duda Mendonça. "Isso é uma mentira. Um bom entendedor vai perceber de quem é a campanha. Com o tempo, a verdade vai prevalecer."
Geovani ressalta que não participa da campanha petista como sócio da Malagueta, mas na condição de pessoa física. Nessa divisão de trabalhos, o filho de Duda permaneceria na Bahia tocando os negócios da produtora. Geovani admite que esse arranjo deu eco às insinuações de que Duda estaria por trás de toda a campanha petista. "Parece que tem algum canal com o Duda, mas não tem. Não sou pessoa dele nem o João Santana sofre influência ou mostra qualquer coisa. Isso não existe."
Estadão
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