16.8.06

Lula e os artistas

Em encontro na casa de Gil, no Rio, Lula vai buscar reaproximação com artistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir, na próxima segunda, no Rio, com um grupo de 60 artistas para conversar sobre o governo e a reeleição. O encontro será na casa do ministro Gilberto Gil, da Cultura. A lista de convidados foi preparada pelo PT.
Entre os nomes que estão sendo chamados, e que ainda não confirmaram presença, estão Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, Marisa Monte, Glória Pires, Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Breno Silveira.
Boa parte dos convidados já se envolveu em polêmicas com o governo Lula. Em 2003, os cineastas criticaram duramente a gestão petista por tentar impor "contrapartidas sociais" para conceder patrocínio das estatais a projetos culturais.
Os cineastas, liderados por Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto, acusaram o governo de autoritarismo. O então ministro Luiz Gushiken (Comunicação), autor da idéia das contrapartidas, recuou. Gil, contrário às contrapartidas, teve apoio dos cineastas e o assunto passou para a alçada do Ministério da Cultura.
Em 2004, foi a vez de Gil virar alvo, por causa do projeto de criação da Ancinav, que previa um maior controle e o aumento de taxação sobre o setor audiovisual. A agência foi criada, mas com uma amplitude bem menor que a desejada pelo MinC.
Atualmente o setor e o governo vivem um período de calmaria. Recentemente, Lula baixou um "pacote de bondades" que prevê a concessão de incentivos para que as TVs invistam em co-produção audiovisual e outras medidas para injeção de dinheiro no cinema.
Folha

Nenhum comentário: