9.8.06

Blogs e a eleição

Cobertura eleitoral fica a cargo de portais e de blogs
Para se manter informado sobre as eleições, o internauta dispõe de uma ampla gama de fontes noticiosas, que vão desde especiais elaborados por sites e portais, páginas institucionais e blogs especializados até páginas da Wikipedia.

Um bom começo é visitar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, www.tse.gov.br), atualizado com as últimas notícias e que traz as normas vigentes na disputa deste ano, além de informações sobre todos os candidatos participantes.

O site especial da Folha Online (www.folha.com.br/eleicoes2006), com informações e serviço sobre as eleições, entra no ar nesta sexta. No portal Estadao.com.br, são publicadas imagens do dia-a-dia dos candidatos.

A versão on-line da revista "Veja" também traz conteúdo especial sobre a disputa (www.veja.com.br/eleicoes), com histórico dos pleitos desde 1989, notícias e calendário do processo eleitoral deste ano.

Já o Terra (noticias.terra.com.br/eleicoes2006) oferece ao internauta enquetes e reportagens especiais, além de notícias divididas por Estado, que também podem ser encontradas no site do UOL (eleicoes.uol.com.br). Neste, também existem canais que tratam das leis eleitorais e de orientações ao eleitor e que trazem dados das últimas pesquisas e de pleitos anteriores.

Na Wikipedia (www.wikipedia.org), muitos candidatos já viraram verbetes. Vários dos artigos, porém, foram classificados como parciais e aguardam a colaboração de usuários para se tornarem mais neutros.

Blogs

Entre os blogueiros, uma opção é consultar os sites de jornalistas especializados em política, como Ricardo Noblat (www.noblat.com.br), Josias de Souza (josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br), Tão Gomes Pinto (taogomespinto.blig.ig.com.br) e Fernando Rodrigues (uolpolitica.blog.uol.com.br). Jornalistas da revista "Época" mantêm um blog conjunto em www.blogbrasil.globolog.com.br.

O blog www.narizgelado.apostos.com oferece uma janela para transmissão da TV Câmara e comentários apimentados. A temperatura também sobe no voxlibre.blogspot.com, no limpabrasil.blogspot.com e no www.alertabrasil.blogspot.com, que traz vídeos e notícias.

A corrupção é o principal tema de alicenopaisdacpi.blogspot.com, cuja indignação encontra ecos em indignatus.blogspot.com e em vizinhodojefferson.blogger.com.br, endereço que ganhou popularidade na rede na época em que o ex-deputado Roberto Jefferson iniciou suas denúncias sobre o mensalão.
Folha

Nenhum comentário: