14.8.06

Gabeira fala

Gabeira: 'Nós não éramos bandidos'
Para ele, é equivocado comparar ação com seqüestro político


No banco do Cadillac preto, de propriedade da Embaixada dos Estados Unidos, foram deixados dois documentos. O primeiro era um manifesto com críticas ao governo militar com a exigência que fosse lido em todas as rádios brasileiras. O segundo era uma espécie de instrução para o resgate do embaixador Charles Burke Elbrick, seqüestrado em 5 de setembro de 1969 no Rio de Janeiro.

Os autores do seqüestro eram os militantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8). O pedido de resgate solicitava a extradição em segurança para outros países de 15 presos políticos. No dia seguinte, as autoridades aceitavam a divulgação do manifesto e a extradição dos presos políticos para o exterior. Após 77 horas e 55 minutos de ser seqüestrado, Elbrick chegava de táxi na residência da Embaixada dos Estados Unidos.

Quase 37 anos depois, integrantes do PCC seqüestram o repórter da TV Globo, Guilherme Portanova, para exigir a exibição de um vídeo produzido pela facção cobrando melhorias no sistema carcerário do País. A Globo exibe o vídeo, mas até o início da noite de ontem os criminosos não cumprem a promessa de soltar o repórter.

Integrante do grupo que seqüestrou o embaixador e também um dos responsáveis pela confecção do manifesto deixado no banco do Cadillac, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) condena os dois seqüestros, ressaltando que a ação do PCC não pode ser "atribuída ou comparada a nossa experiência de 1969".

"O seqüestro é uma forma de luta abominável em qualquer circunstância e tipo de atividade e tem de ser banida. Hoje eu condeno a ação de que participei em 1969. Essas comparações (entre PCC e grupos da esquerda do passado) só serviriam para glamourizar o PCC. Nós não éramos bandidos, éramos intelectuais com um projeto equivocado, tentando estabelecer a justiça social no País. Esses (do PCC) são bandidos que se apropriam do discurso social", diz Gabeira.

"Acredito que esse seqüestro tem de ser tratado como um caso federal, que ameaça a segurança nacional, mas não pode ser combatido como uma guerra convencional. Significa colocar em São Paulo a inteligência das Forças Armadas e designar um responsável político que conduza o processo", finalizou o deputado.
Estadão

Nenhum comentário: