12.9.06

PT estranha a denúncia sobre cartilhas.

PT confirma recebimento de 929 mil cartilhas e "estranha" denúncia em período eleitoral

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), divulgou nota hoje confirmando o recebimento de 929.940 cartilhas com propaganda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revelou que o material --rodado pela Secom (Secretaria de Comunicação do Governo) foi pago com dinheiro público.

Na nota, Berzoini nega que o PT tenha recebido 2 milhões de exemplares, conforme divulgado pela mídia. "O Partido dos Trabalhadores recebeu um montante de 929.940 exemplares e distribuiu na ocasião essas publicações aos seus diretórios e militantes, além de disponibilizá-los em eventos (seminários e reuniões) para os participantes dos mesmos", admitiu.

Berzoini informa ainda que "os nomes dos responsáveis pelo recebimento, a quantidade de exemplares, a data de recebimento e as demais informações comprobatórias da utilização dessas cartilhas foram criteriosamente documentadas e estão (como sempre estiveram) à disposição do Tribunal de Contas da União (TCU)".

Na nota, o presidente do PT disse que a informação divulgada pela imprensa foi "distorcida" e levantou suspeita sobre o possível interesse eleitoreiro da investigação do TCU --veiculada em plena campanha eleitoral.

"É função do TCU acompanhar e fiscalizar a utilização dos recursos da União com isenção e imparcialidade. O PT sempre apoiou a atuação desse instrumento de controle social. É estranho, porém, que a divulgação precipitada e distorcida desta notícia ocorra em plena campanha eleitoral, e seja tratada por alguns órgãos de imprensa como se já houvesse decisão contrária à distribuição. Isso é inaceitável."

Na auditoria, o TCU descobriu que cartilhas com propaganda do governo e críticas à administração anterior foram pagas pela Secom, mas não havia comprovação de que elas haviam sido impressas. Para justificar o recebimento do material, o governo teria informado ao TCU que as cartilhas foram entregues ao PT.
Folha

Nenhum comentário: