9.9.06

Lula e Hitler

Lula reage a Fernando Henrique e compara seus adversários a Hitler

Para presidente, oposição pode querer 'mudar o povo' e 'criar uma raça superior' se inspirando em líder nazist
a

Em discurso durante encontro com cerca de 1.200 líderes da igreja evangélica Assembléia de Deus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, comparou ontem seus adversários políticos aos nazistas. Segundo Lula, a oposição não se conforma que seu governo esteja gastando "bilhões com pobre". Ele disse que esses políticos, em breve, vão querer "mudar o povo" e "criar uma raça superior" que não apóie os petistas.

Sem citar Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula pontuou o tempo todo o discurso com referências explícitas ao ex-presidente, que anteontem divulgou carta dizendo que faltam ao petista "condições morais" para governar. Mais tarde, em comício em Santa Maria (RS), o presidente disse ser vítima de infâmias e calúnias semelhantes às que levaram Getúlio Vargas ao suicídio e às que levaram à deposição de João Goulart do governo.

Nos dois eventos, a retórica de Lula foi semelhante. "Tem gente até achando que pobre não pode votar, porque os pobres estão votando em mim", afirmou Lula no Rio. "Daqui a pouco vão propor mudança no povo. E nós sabemos que, quando as pessoas começam a duvidar do povo e querem criar um povo melhor do que o nosso povo, o (Adolf) Hitler (ditador nazista da Alemanha de 1933 a 1945, nascido na Áustria) serve como experiência de quem quer criar uma raça superior", acrescentou.

No sul, o presidente fez raciocínio parecido. "De repente eles perceberam que tudo que foi falado a meu respeito não colava na consciência do povo brasileiro, que conhece minha origem e sabe do meu comportamento", afirmou. "Agora estão quase tendo a coragem de dizer que o Brasil precisa mudar de povo."

INCOMODADOS

No mesmo dia em que alguns jornais publicaram a "Carta aos Eleitores do PSDB", com duros ataques de FHC a Lula, a seu governo e ao PT, o presidente afirmou que, se reeleito, fará mais, "incomodando as pessoas que vocês sabem que incomodamos". E emendou: "Incomodamos, tem gente incomodada: 'Esse Lula fica gastando bilhões com pobre'."

Sempre tendo FHC e sua condição de ex-presidente, sociólogo e intelectual como alvos, Lula ainda afirmou: "Tem gente que acha que tem muita coisa para fazer antes de cuidar do pobre. Cuidar dos mais fracos (é uma) lição de vida que não se aprende na universidade".

No encontro no Rio, Lula, em outra referência a FHC, acusou o ex-presidente de ter vergonha de se reunir com os evangélicos. "Lembro de um presidente que foi eleito neste País - não vou dizer quem porque vocês sabem - que depois de ser eleito com apoio de vários segmentos da igreja evangélica só se reunia com os evangélicos à noite, com vergonha que a imprensa visse ele (sic) reunido com evangélico", afirmou.

Em Santa Maria, Lula falou para 3.000 pessoas, que o esperaram quatro horas sob chuva, no pátio da antiga estação ferroviária, na noite de ontem. Durante o discurso de 33 minutos, Lula não citou o nome de nenhum adversário - nem mesmo o de FHC. Todo o tempo, o presidente os tratou por "eles".
Estadão

Nenhum comentário: