29.9.06

Lula boicota debate na Globo

Lula boicota debate na Globo e diz no ABC que governar com elite é "fardo"

"Eu não poderia deixar de vir aqui por nada desse mundo", diz presidente em comício em São Bernardo

Petista também faz ataques a imprensa e diz que um dia publicará um livro com maldades escritas contra ele durante o seu governo

Em seu último comício de campanha, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não mencionou sua ausência no debate na TV e voltou ao seu tema preferido nos últimos dias: criticar a imprensa e a "elite".
"Vocês não sabem o fardo que é governar um país com uma parte pequena da elite preconceituosa, como a que temos no Brasil. Preconceituosa, que coloca veneno todos os dias", afirmou o presidente.
Lula falou do seu tempo de sindicalista, das "biritas" que os "companheiros" tomavam em sua casa, arrancando risadas e aplausos do público. São Bernardo é o berço político do petista. "Eu não poderia deixar de vir aqui por nada desse mundo", disse, sem se referir ao debate na TV Globo que ocorria simultaneamente.
Em 35 minutos de discurso, o presidente não mencionou diretamente a crise do dossiê e recuou do tom de vitória em primeiro turno, quando disse que iria "matar" as eleições no domingo. "Se tudo acontecer, como eu penso que vai acontecer, nós ganharemos as eleições no domingo pela competência. Com muita humildade e respeito aos meus adversários."
Bastante sorridente, Lula usou de ironia para criticar a imprensa, de quem disse receber um "tratamento requintado" com gentilezas e carinhos, e se referiu aos jornalistas como "operários da comunicação de boa índole". Nesse momento, ele revelou sua intenção de escrever um livro de desabafo.
"Eu, quando puder, vou publicar um livro sobre alguns articulistas nesses quatro anos de governo. Vou publicar para ver a quantidade de maldade que fizeram comigo, a quantidade de coisas que fizeram com a minha família, e eu, em nenhum momento, reagi", disse.
Misturando elite com a imprensa, o presidente afirmou que o preconceito contra ele é "questão de pele".
Lula também voltou a criticar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dizendo que o tucano gostaria que só a população que vota "neles" tivesse direito a voto. Ainda sobre o ex-presidente, o petista disse ter herdado um país "que diziam quebrado" e que FHC esperava voltar ao governo "como salvador da pátria" após seu insucesso no governo.
O presidente abriu seu discurso reclamando da falta de iluminação da praça onde foi realizado o comício. Disse que hoje conversaria com o prefeito de São Bernardo, William Dibb (PSB). "Muito estranho que só na praça tenha faltado energia. Isso é um pouco da realidade da política brasileira."
Lula ainda fez criticas à polícia, dizendo que ela "de vez em quando, continua enganando a sociedade dizendo coisas que não são verdade".
No palco, estavam os deputados José Mentor e Professor Luizinho (PT-SP), ambos absolvidos pela Câmara no escândalo do mensalão. Ao lado, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, circulava entre os convidados da Presidência.
Sobre o debate, apenas o vice-presidente da República, José Alencar, falou com a imprensa. Disse que foi uma escolha pessoal do presidente. "Lula tem muita experiência em debates. Se ele tivesse ido, com certeza, teria vencido o debate. Posso lhe garantir", afirmou.
Folha

Nenhum comentário: