24.9.06

Lula diz ter mais ética que todos

Lula diz ter mais ética que toda a oposição reunida

Em Araraquara, carro em que estava o presidente foi atingido por ovo atirado por manifestante não identificado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem um dos mais duros discursos contra adversários desde que estourou o caso do dossiê Vedoin. Em comício em Araraquara (SP), disse que, do ponto de vista moral e ético, ele é muito melhor que toda a oposição. Afirmou que o “tucano” é ave bela, mas perigosa, “que dissemina o ódio contra o PT”.

“Respeito é bom e a gente gosta de dar e receber. Se colocar todos eles no balaio, não valem o que eu valho do ponto de vista moral e ético”, discursou o presidente para 2 mil pessoas. Na chegada ao local, o carro em que Lula estava foi atingido por um ovo jogado por um homem, mas não houve registro policial.

Lula iniciou o discurso afirmando que o PT e seus militantes não deveriam revidar os ataques da oposição. “Precisamos tomar cuidado para não permitir que nossa alma fique nervosa como a alma dos nossos adversários.” Logo em seguida, porém, fez ataques aos adversários.

Numa referência ao PSDB, disse que “é importante a gente saber que, embora o tucano seja uma ave belíssima, uma ave que tem um bico excepcionalmente bonito, aquele bico é predador”. “Na Granja do Torto eu vi. Os tucanos vão comer os ovos dos filhos de pássaros que estão no ninho. (...) É importante a gente admirar a beleza, mas é preciso tomar muito cuidado, porque eles pregam o ódio contra o PT e os partidos de esquerda”, explicou.

O presidente mais uma vez disse ser perseguido pela imprensa. “Não quero que a imprensa seja chapa-branca, mas ela precisa ser verdadeira. Se a imprensa tivesse tido um tratamento republicano comigo, eu teria 70% dos votos desse País.”

No dia em que pesquisa Ibope apontou queda de 2 pontos (Lula foi de 49% para 47%), o presidente minimizou os resultados. “Pesquisa é importante, mas mais importante é a vontade do povo brasileiro”, disse em comício em Jacareí, à noite, visto por 9 mil pessoas, segundo o PT - a PM calculou 4 mil. No palanque, além de quatro ministros, estava a deputada Angela Guadagnin (PT-SP), que protagonizou a dança da pizza no Congresso quando companheiro de partido foi absolvido no mensalão.

Ainda em Araraquara, Lula acusou o PSDB e o PFL de tratar o eleitor petista como “um povo de segunda classe”. Para ele, a oposição sente “ódio” do PT e de seu governo porque não entende “como um torneiro mecânico pode cuidar do Brasil melhor do que eles”. Em Jacareí, mais ataques: “Quando o povo pobre votava nos políticos do PFL por causa do cabresto eles não se incomodavam.” E continuou: “Mas, agora, o povo não está votando porque não precisa de favor. É esse país que estamos construindo que incomoda.”

Mais cedo, em Uberlândia (MG), Lula conclamou os que o apóiam a ir para as ruas em todo o País. No palanque, o vice-presidente, José Alencar, sete ministros e o candidato do PMDB ao Senado, Newton Cardoso.
Estadão

Nenhum comentário: