8.9.06

Lula e o candomblé

Apoio do candomblé ajuda Lula, diz jornal espanhol

Uma reportagem do jornal espanhol El Mundo aborda a popularidade do presidente Luís Inácio Lula da Silva entre os devotos do candomblé e a importância disto para as eleições de outubro. A celebração de uma homenagem a Oxum, a deusa da água doce, é o pano de fundo para mencionar projetos populares de caráter racial do atual governo, como a proposta de criação de cotas para negros nas universidades públicas e entre os candidatos de partidos políticos.

"Estamos em campanha eleitoral, e os adevisos nas traseiras dos carros parados à porta do terreiro indicam, alto e claro, quem são os candidatos preferidos pelos devotos do candomblé: Lula e uma candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT)", diz a matéria.

O artigo segue as pegadas de outros artigos da imprensa estrangeira que destacam a força de Lula na reta final da disputa eleitoral, relacionando este fato às altas taxas de apoio do presidente na Bahia e em toda a região Nordeste.

O autor chama atenção para o fato de que, apesar da abolição da escravatura no Brasil ter ocorrido há mais de cem anos, negros ainda ganham menos e têm menos representação política que brancos no Brasil.
BBC Brasil

Nenhum comentário: